quinta-feira, 30 de junho de 2016

ADIVINHEM


Para que serve uma câmara de vereadores ? Qual a função de um vereador ? O que esperamos de um vereador quando lhe damos o nosso voto? Há descobri..... Para arrumarem um emprego , trabalharem quatro horas ou menos na semana e pactuarem com o prefeito no inicio do mandato e quando não há mais nada que desfrutar começar   a pousar de oposição e garante a reeleição, pra começar tudo de novo .

terça-feira, 28 de junho de 2016

VONTADE POPULAR

Quem disse que o povo sabe escolher?
Lembremo-nos da  época  em que o povo num plebiscito condenou Cristo, um homem que  defendia  a justiça e a igualdade  social   e  libertou um ladrão.    
Você acredita que a consciência popular evoluiu para níveis desejáveis de lá pra cá?  Tenho minhas dúvidas...Passados  dois mil anos  podemos  constatar que  o povo continua  ovacionando corruptos e carregando  nas costas, como mulas de carga, os seus algozes  e em contrapartida   trata  com desdém os cidadãos de bem .  Talvez  ao ler esse texto  você  comece a se questionar  com relação  ao seu papel  nesse contexto e  se não é você   mais um  babaca  que leva nas costa um corrupto de  plantão  ou  contribui com seu voto para  perpetuá-lo  no poder .  
Por que  as pessoas honestas são expurgadas da meio social e da politica? A resposta é simples, no seio do povo ainda prevalece os interesses escusos, o oportunismo e a tendência a ladroagem que continua  sendo a lógica  seguida  nas eleições,  levando ao poder aqueles que refletem  nada mais ,nada menos que os "anseios" dessa sociedade que na sua maioria  é composta por corruptos anônimos  ou  aspirantes  a corruptos .   Sabemos que  jamais existiria político corrupto  numa  sociedade honesta.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

AMICRO MORENO








                                                    C O N V I T E 

Convidamos  toda a classe empresarial morenense para participar  do Encontro Regional  das  Microempresas e empreendedores individuais . 

LOCAL:  Escola Cardeal  D. Jaime Câmara
DATA   : 05/07/2016
HORA  :  19:00 h

PARTICIPE! 
 ESSA É A FORÇA DO EMPREENDEDORISMO




terça-feira, 21 de junho de 2016

AVANÇO DA VIOLÊNCIA

Infelizmente como já havíamos colocado em outras ocasiões a questão da violência é muito mais ampla. Primeiramente a segurança pública é uma função do Estado que há muito tempo está falido e com ausência de políticas públicas eficientes e uma educação de boa qualidade . Deixamos de lado a boa formação para os nossos jovens e quando formamos é no modo " faz de conta" onde a quantidade é mais importante que a qualidade, não damos oportunidades de emprego, a saúde pública está a serviço dos interesses privados e continuam prestando um péssimo serviço, esses e tantos outros fatores que qualquer um pode facilmente enumerar, tem como resultante uma sociedade em frangalhos . A chegada de mais policiamento nos dará a falsa sensação de segurança e ao mesmo tempo irá joga pra baixo do tapete as verdadeiras causas da crescente violência que ocorre não só em Moreno mas em em todo o país . Na última semana o Presidente interino perdoou a divida dos estados " passando a mão na cabeça" dos governadores que utilizaram nosso dinheiro de todo jeito e das formas mais abusivas possíveis e deixaram de lado as necessidades da população. São esses e outros pontos semelhantes que contribuem diretamente com o avanço da violência que aflige a nossa sociedade . Um velho pensador grego dizia " a sociedade que educa os jovens não precisará punir os homens" BLOG Acentelha-Moreno/pe

segunda-feira, 20 de junho de 2016

EU GANHEI DO MEU PAIZÃO UMA CIDADE DE PRESENTE

Foto do perfil de Izaias Carvalho
Izaías Cavalho
Eu sou bem nascido, meu pai, homem influente no meio de uma dinastia política oligarca que manda em Pernambuco há meio século, já me garantiu o primeiro emprego em gabinete com ar condicionado e excelente salário assim que eu nasci. Só para bater papo com políticos e dizer se o chefe estava ou não estava. Então, painho resolveu enganar o povo de uma cidade e me fazer prefeito. Eu nem pensava nisso mas aceitei o presente. Eu pensei cá com com meus botões, só aprendi a mandar, a dar ordens, nunca decidi nada na vida, nunca pensei e nem articulei nada, junto com meus amigos ricos ou de classe média SÓ poderei ouvir quem seja prepotente, arrogante, metido, intolerante e bossal. Para essa cidade que meu painho conseguiu me eleger, EU, já havia feito o meu juízo de valor, o povo dessa cidade, sua juventude, seus estudantes, seus trabalhadores, todos, desminholados, alienados, sem vontades próprias, seriam por mim governados, e, obrigatoriamente, teriam de me paparicar sempre, igual ao mastodonte que me aconselha e é quem governa no meu lugar quando estou ausente. Só posso tolerar a bajulação. Entupi o município de prestadoras de serviços a preço de ouro, e até sem proceder as licitações que a lei me exige, na verdade eu quebrei o meu município. Criei até uma orla marítima para o meu município, mesmo longe do mar. Persegui professoras, chamei-as de "viúvas" dos ex-prefeitos, fechei muitas escolas, deixei a maioria das escolas sem manutenção e os postos de saúde sem médicos e sem auxiliares, sem remédios, acabei com os movimentos culturais, acabei com os eventos de época, com o carnaval, etc. Claro, eu gastei as verbas do município pagando à locadoras de veículos, as prestadoras de serviços sem saber pra que, abusei no gasto de gasolina sem controle, entrei pelo caminho do descontrole do dinheiro público, tive minhas contas rejeitadas pela Câmara Municipal. Eu sou o bambambam, eu sou o tal e agora eu já fiz tudo de bom pela minha cidade. Por isso mesmo eu nem vou disputar a reeleição, meu painho está no céu, e eu vou voltar pra meu gabinete em Recife onde só tenho o trabalho de receber o contra cheque no final do mês. Pronto, eu disse tudo, graças a Deus estou tirando esse peso dos meus ombros, nesses dias eu me livro desse povo besta que me elegeu prefeito a pedido do meu painho, danem-se todos porque estou cansado de vocês. Já divulguei minha carta desistindo da reeleição. No meu lugar, quero que vocês elejam minha candidata, uma amiga vereadora, minha líder na Câmara, ela vai cumprir tudo que eu prometi e registrei em cartório. kkkkkkk, é isso mesmo, elejam minha candidata...

sábado, 18 de junho de 2016

MORENO - CAMPANHA XÔXA

Desde menino que não vejo uma eleição tão xôxa em Moreno.
O debate político ficou no passado e as candidaturas mas parecem trupes de marionetes onde as manipulações , os arranjos e a falta de conteúdo ideológico caracterizam um cenário de apatia e desânimo por parte dos eleitores . Não duvido que no final desse jogo de cena só tenhamos apenas duas candidaturas que irão concorrer pra valer, ou seja , uma representada pelo grupo do prefeito Dilsinho Gomes - PSB e outra que poderá receber apoio de forças multicoloridas que vão desde o PMDB até o PT em torno de Vavá Rufino.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

TEMPO DE ELEIÇÃO

Tempo de eleição ... O debate começa a esquentar , pessoas que nunca falaram com você de repente te abordam e tratam como se fossem velhos amigos , outros depois de 4 anos lembram do seu nome e número de telefone , quando não acham procuram se informar com quem é próximo ... Caríssimos , não lembrem de uma pessoa apenas por ela ter muitos conhecidos ou desempenhar alguma atividade com algum grupo que seja alvo de vocês , procuro educar meus alunos para que eles votem de forma crítica e consciente , para que eles sejam pessoas com opinião formada e não se deixem levar por aqueles cuja memória tem validade de 3 meses .
Se existem "amores de carnaval" também existem "os amigos de eleições" . Fiquem atentos a estes "amigos" .
Profº Helton Santana
BLOG ACENTELHA
www.acentelha-morenope.blogspot.com

sábado, 11 de junho de 2016

OS NOVOS POLÍTICOS

A  política como vem sendo feita em Moreno é uma coisa muito engraçada,  e o motivo de  tanta graça é o fato   dos partidos  ditos  de  oposição,  a nossa bela esquerda ,  passarem  os quatro anos  de qualquer que seja a gestão  completamente   calados  e  inertes com relação  a tudo que acontece na cidade   e os seus líderes  desaparecem  na medida em dão as costas   aos seus  eleitores   pelo simples  fato de não estarem mais precisando  dos  seus serviços  (votos) , mas  na medida em que se aproxima o período eleitoral  começam  a  se articular   com visitas,  jantares, almoços   ou  qualquer outra desculpa   para legitimar   os mesmos nomes , ou seja os mesmos   pequenos  caciques   que em nada diferem  das   velhas raposas   da    política.  Daí  por   frente  é só   marcar  reuniões quase que diariamente  e    apresentar  os mesmos  candidatos  enlatados  numa conserva   regada  a muito  molho e conservante  artificial    afim de que o eleitor   engula  goela abaixo, acompanhado de   todas  as  decisões  articuladas  por  um  grupelho   que com certeza   terão  as mesmas  práticas  políticas e   onde  o interesse maior continua sendo apenas o poder pelo poder.  
Essa talvez seja   a resposta    para o fato   dos velhos políticos se perpetuarem no poder ,  ou seja ,  no frigir dos ovos  o povo termina   concluindo que  os "novos políticos"  são  na  verdade  um reflexo  tosco  das velhas raposas da  nossa política . 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

MORENO CAXINGÓ

Moreno continua claudicante, capenga, caxingó. Nos acostumamos a trocar seis por meia dúzia e depois trocar meia dúzia por seis e quando a troca perde a graça chega um iluminado e proponhe somar seis com meia dúzia argumentando que agora será diferente. Tudo em Moreno já estava muito bagunçado e não estou com esse argumento tentando defender Dilsinho Gomes- PSB , mas foi justamente num ato de desespero que o eleitorado de Moreno, completamente desprovido e uma formação política e perdido diante dos desmandos , e do sucateamento do patrimônio da cidade , onde cada gestor apontava com o dedo sujo os erros do seu antecessor , e ainda faziam exposição em praça pública de todas as aberrações cometidas, que levaram o povo a eleger Dilsinho Gomes do PSB para consertar Moreno, mas Infelizmente o tiro saiu pela culatra, o salvador da pátria virou padrasto e o povo novamente continua órfão de pai , mãe e parteira .


domingo, 5 de junho de 2016

PARTICIPAR DO JOGO POLÍTICO

Quando falamos em política, eleição  ou na escolha  do   melhor candidato é comum as pessoas imaginarem,  que  essa  é a sua única tarefa, ou seja , votar e  escolher um candidato.  O eleitor  tem uma visão estreitíssima da política  a ponto de achar   que a política  é  um espaço externo à sua vida cotidiana e que diz respeito apenas  ao Estado e aos políticos  que depois  de  "conquistarem" seu voto,  passam a dirigir nossos destinos e tomar todas as decisões como se fossem  os antigos Deuses do Olimpo . Essa é, no mínimo, uma visão estreita. Geralmente  vivenciamos  isso  em todo processo eleitoral, fato que contribui para a perpetuação de ciclos  viciosos, quando na verdade todos nós, como cidadãos temos o direito (e o dever) de participar do jogo político  e contribuir   para o avanço   da sociedade .            
 A verdadeira  democracia (onde o povo participe de alguma forma das decisões que interferem nas relações sociais) supõe uma prática pedagógica: educar para a cidadania. Educar é um ato que visa não apenas desenvolver nossas habilidade físico-motoras e psíquico-afetivas, mas igualmente à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação para a cidadania significa fazer de cada pessoa um formador de opinião e agente de transformação social e não  seres  presos  em cavernas  contemplando  eternamente  as mesmas sombras . 
            
          

FOI

Artur Porto Negromonti

Foi
na sombra dos gestos , que eu senti as sombras do passado me fazendo, passar por um vale obscuro
e por alguns instantes vi o meu futuro morrer esquecido na estrada do esquecimento
me senti vítima do teu orgulho
vou tentando juntar os meus pedaços ,que um dia, deixei cair pelo caminho
Me
sinto pequeno porque o teu carinho
um dia ,estrangulou o meu sorriso
e, porque, não dizer sufocou a minha paixão
Nessas
colchas de retalho , chamada destino
espero o teu regresso, para que eu possa receber enfim , o meu último beijo
tentando deixar o meu ser um pouco mais humano
Você
pensou, um dia que eu pedi algo, em troca , só pedi a tua atenção
quantas vezes fizesses do meu corpo o teu refúgio
e , no ,meu instante de silêncio nasceu a minha compreensão
Vi
como, pode ser mesquinho um coração
que não sabe trilhar o caminho do arrependimento
Renunciei
aos meus desejos ,pra te falar da minha paixão
busco em cada corpo um toque parecido com o seu, minha doce obsessão
busco em outros beijos outros aromas parecidos que me façam, , sentir o gosto de tudo
moras, na minha filosofia
vivo na rua dos amores , aonde vive a amargura
E
assim vou tentando trazer você de volta pra mim
me suja com o teu carmim ,minha rainha
deposita esse mel na minha boca
Não
quero promessas e juras
trocando, em miúdos eu a aceito de qualquer jeito
Não
foi a indiferença que um dia , nos juntou
e tão pouco o tempo o que nos separou
pra, que , um dia a eternidade trouxesse de volta duas vidas
que, um dia , tanto se amaram e hoje esperam a eternidade
dormir, nos olhos seus , pra que você , nunca se esqueças ,que fizemos dessa história, um hino ao amor.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

PODER PELO PODER

 Os  nosso líderes e formadores de opinião   doravante  terão que  fazer  um verdadeiro  malabarismo  no tocante   aos comentários  e críticas  com relação  as  gestores anteriores que com o passar do  tempo  se  unem ou brigam conforme  as  suas   "necessidades" e interesses .  É  comum  vermos   os líderes  e formadores de opinião  criticando  na medida em que  a gestão não  é do seu grupo, mas  se  o prefeito  for do seu grupo  tudo pode, a cidade  passa a não ter problema   e  tudo passa  a andar  as "mil maravilhas" , os    erros  as contradições  e  as irregularidades  são  chutadas para debaixo do tapete,   no entanto no momento em  que o seu prefeito  perde as eleições  muda-se a postura  e  o antigo líder  passa a ser atuante   na defesa dos interesses da população  e  tudo  que  na gestão anterior   era  aceito  agora   numa nova gestão,da qual não faz parte ,  passa a ser condenado veementemente. 
Esse é  o nosso maior problema, ou seja , a  falta de compromisso com os interesses  da  cidade. Perdemos  a capacidade  de  reconhecer   o que  é feito de  bom para  o município independente de quem o faça ,  simplesmente  porque  os interesses pessoais  e   de poder  são postos em primeiro  plano, infelizmente   nossos  lideres e formadores de opinião  são capazes de  vende a  própria alma  e também seus princípios para poder ser  eleito  vereador . 
Enquanto o povo sentir a necessidade  de ter como "moletas"  líderes  e vereadores  dessa natureza para representá-los   continuará sendo pobre   e  carente dos  serviços básicos,  simplesmente porque     é  unicamente o poder pelo  poder .