quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VIOLÊNCIA X DESIGUALDADE

propriedade-particular_angeli


A desigualdade social está entre as maiores causas da violência não só em Moreno mais em todo o país . Ela é  o pano de fundo do cenário  onde vive principalmente  a população mais atingida por esse problema, ou seja ,  a  classe mais  pobre.
Apesar  dos vários programas do governo  na tentativa de reduzir a desigualdade social  a maioria da  população  continua exposta a violência e a condição de extrema pobreza  que ainda  atinge  milhões de famílias brasileiras  que de forma  mirabolante  conseguem sobreviver com renda per capita de até ¼ do salário mínimo.  Quando falamos  de violência em Moreno  é preciso de antemão  entendermos que a cidade  tornou-se  mais violenta  na medida  que   foi inchando , simplesmente  pelo surgimento dos diversos assentamentos e  loteamentos  regulares e irregulares  que  ao longo dos anos  não foram acompanhados pelo aumento no número de   empregos nem tampouco das  condições  dignas  de  sobrevivência. 
Todos sabemos  que a pobreza não é  um fator preponderante para o comportamento violento, mas sim a desigualdade social. Mas infelizmente  devido ao fato do comportamento violento  afetar mais os pobres, é usual fazer um raciocínio simplista de que a pobreza é a principal causadora da violência, mas isso não é verdade. O fato de ser pobre não significa que a pessoa será violenta. Temos inúmeros exemplos de atos violentos praticados por pessoas  de classe média.É por esse motivo  que afirmamos  que a única forma  de superar a desigualdade é a introdução de mecanismos compensatórios para aumentar a renda das famílias  pobres e para isso é  preciso promover a inclusão social dessas pessoas  por meio da escola e do emprego, que são os dois únicos mecanismos lícitos de ascensão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário