domingo, 30 de novembro de 2014

Roberto Gomes Bolaños : ao mestre que fez do humor uma arte

 
O programa chaves um dos maiores sucessos mundiais se tornou febre mundial . Chegando em muitas ocasiões a ter 70 pontos de ibope isto só no México fez televisão de uma forma que impressionava a muitos sendo uma das maiores referências na televisão foi completo e versátil em muitos outros segmentos também nunca deixou que a  fama junto com o dinheiro atrapalhasse a sua brilhante carreira foi ator e redator de muitos de seus programas que era exibido na Televisa o mundo aprendeu a amar o menino pobre de coração generoso atrapalhado e que morava dentro de um barril. Mas também tinha o seu madruga , o quico , Chiquinha , D. Florinda , D. Clotilde , seu barriga  , prof. Girafales etc... personagens emblemáticos que fazem parte de uma jornada que acompanha a nossa vida por longos anos. Mas o programa claro do humor refinado tinha uma característica muito comum abordou temas sérios como ser um menino pobre sem brinquedo , sem pais e nem dinheiro sem perder a fé e a crença no bom Deus que tanto nos abençoa todos os dias , mesmo sem sermos merecedores ele nos abençoa de uma forma única pois as nossas dores podem até caber nas nossas mãos mas vivem presas no nosso coração como fera solta.
O que é eterno viverá para todo o sempre assim como tudo bom ou ruim que fizermos que nós sejamos uma centelha de luz no caminho do nosso próximo sempre que a nossa cruz pesar sejamos sempre o auxílio nos momentos mais difíceis de nossa jornada aonde somente os bravos sobrevivem no pátio da vila aonde tantas trapalhadas . Aonde nos fizeram rir, hoje só nos faz chorar com a morte do seu idealizador , em muitas circunstâncias teve que lidar com as divergências de alguns, que colocaram a barreira o do egoísmo a frente dos laços de amizade, que são tão vitais nas nossas vidas como diria o Charles Chaplin : A vida é como uma peça de teatro que não permite ensaios .Por isso cante , chore , dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e peça termine sem aplausos.Isto com certeza não acontecerá contigo enquanto as cortinas do céus estiverem abertas em seu peito juvenil e o seu peito juvenil que a sua esteja adornada de flores que aprendamos guardar nas nossas memórias  as imagens dos nossos ídolos esse é o mundo que queríamos voar nas asas da inocência , que o nosso espírito sempre mantenha vivo com a doçura de uma criança pois tudo o fizermos ou fazemos tem que ter o amor acima de tudo principalmente. Acima das religiões como em tudo na vida guardemos as imagens sempre do nosso primeiro amor aquele que sempre nos abençoará mesmo quando estivermos perdidos algumas coisas são pra vida toda bens comuns , lados materiais , os desejos carnais esses valores mundanos não irão conosco para a sepultura , mas sim o que fizermos de bom nessa passagem aqui na terra sendo essa a nossa maior herança . 
Ao mestre que fez do humor uma arte
ARTUR  PORTO

Robin Hood às avessas


 
Além da sua  função meramente arrecadatória, o sistema tributário brasileiro não tem quase nada de distributivo. Aqui, taxa-se salário como se fosse renda, quando na verdade o Imposto de Renda deveria ter, no mínimo, uma função regulatória. Aponta o auditor-fiscal da Receita, Paulo Gil Introíni que as injustiças fiscais no nosso país começam no município, onde o IPTU não obedece a nenhuma regra de progressividade conforme prevê a Constituição Federal.

Pasmem: é ínfima a tributação das grandes extensões de terra, pois o Imposto Territorial Rural não atinge um milésimo da arrecadação nacional, segundo Gil. Isso porque o Brasil é um dos países de maior concentração fundiária no mundo. E o que dizer do imposto sobre grandes fortunas,  cuja discussão parece assunto proibido por aqui?
Nos países desenvolvidos a riqueza paga imposto pesado. A tributação sobre a renda e o patrimônio corresponde a 2/3 da arrecadação conforme dados da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
( OCDE) . O trabalhador sente a bafejada do leão da  RF na nuca a cada mês. E a cada ano, a mordida  lhe fere o cangote. Esse, coitado, paga pela evasão de tributos para os paraísos fiscais, paga pelos lucros excessivos de grandes investidores no mercado de capitais e paga pela mordomia dos que fazem fortunas à custa do erário.
Nos oito anos de Fernando Henrique Cardoso, a carga tributária foi elevada em quase 6% do PIB. E quem mais pagou?  Um doce de puba para quem adivinhar. O difícil é entender como o PT, que em discurso sempre defendeu justiça fiscal, não conseguiu (ou não quis) encaminhar uma reforma tributária minimamente justa .
É recorrente , e até sovada, a definição do Robin Hoode às avessas que se dá ao sistema tributário brasileiro. Como discordar que , mesmo sob Lula e sob a ex-gerrilheira Dilma, o impostômetro nosso de cada dia  continua tirando dos pobres e dando aos ricos?

Messias Mendes

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

POR UMA SAÚDE HUMANIZADA

No último ano, se graduaram em cuba cerca de 400 médicos brasileiros. Médicas e médicos que compreendem que a saúde do nosso povo não depende somente de profissionais capacitados, mas principalmente das condições de moradia, saneamento, educação, cultura, esporte, tempo livre e qualidade de vida que possibilitam que as pessoas tenham plenas condições de se desenvolver como sujeitos. Médicas e médicos formados com o princípio de defesa da saúde pública e de uma medicina humanizada. Profissionais formados na perspectiva de que o processo saúde-doença dos povos depende de suas condições de trabalho, de sua relação com os meios de produção e reprodução da vida e das relações sociais determinadas em cada modo de produção; ou seja, profissionais que compreendem que o processo saúde-doença dos povos é determinado pelas condições sociais de sua existência e que, numa sociedade dividida em explorados e exploradores, é distinto para cada classe social. Em síntese, médicas e médicos de ciência e consciência, capazes de compreender todos esses aspectos ao trabalhar a saúde, e não apenas enfocar nos aspectos biológicos como é costumeiro em nosso país.
Contudo, de acordo com a legislação brasileira, estes médicos são impedidos de trabalhar, a não ser que façam uma prova de revalidação dos diplomas. Essa prova, o REVALIDA, é realizada anualmente pelo INEP, desde 2010, na qual menos de 10% dos estudantes aprovam. Lutamos por um sistema justo de revalidação dos diplomas de medicina no Brasil, para que médicos e médicas com uma formação humanista e altamente qualificada cientificamente, como os formados em Cuba, possam atuar imediatamente no Brasil e contribuir pra transformar nosso sistema de saúde.
A União da Juventude Comunista considera que a saúde é um direito da população brasileira, e a construção de um sistema de saúde público, gratuito, 100% estatal e humanizado é um dos princípios de nossa organização. Por isso apoiamos estes médicos e médicas que corajosamente, depois de sete anos aprendendo sobre as ciências médicas e a solidariedade internacional, regressam ao nosso povo trabalhador para compartilhar tudo o que aprenderam com nossos companheiros e hermanos cubanos e latino-americanos.
Por uma saúde 100% pública e estatal, integral, gratuita e de alta qualidade!

Irmã Dulce: A serva de Deus

IRMà DULCE

Foi
uma mulher que viveu intensamente a sua fé, ela foi pra muitos a serva de Deus uma mulher  capaz de desafiar com obstinação a tirania da igreja, ela conseguia ver nos pobres  a essência de que nem sempre a riqueza é a forma mais sublime de sentir a força do evangelho e com toda sua fé  conquistou os olhares do mundo. Até ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz de forma incontestável dona de uma personalidade forte para muitos foi chamada de a mãe dos pobres uma mulher que viveu a caridade de uma maneira singular e defendeu as suas convicções, de uma maneira ela tentou mudar o caminho da humanidade levantando a bandeira da paz.
As suas atitudes e seus gestos falam a linguagem da alma e tendo um coração gigante e frágil demonstrando que muitas vezes o que as pessoas não  precisam de esmolas mas sim de um mínimo de condições para terem uma vida um pouco mais digna  pois o dinheiro poder comprar uma bela casa , um belo carro, mas jamais será capaz de comprar o amor próprio libertando os cativos da mediocridade sem precisarmos sermos hipócritas.  O amor quando é verdadeiro não se ufana , pois são infelizes aqueles que  procuram se alimentar dos seus próprios interesses os que não são capazes de tornarrem-se seres capazes de transmitir as suas melhores, emoções . O mundo pertence aos loucos, somente assim seremos capazes de buscarmos essa evolução que tanto nos aprisiona numa redoma. Até quando vamos ter que aturar atitudes mesquinhas nessa terra de  ninguém? O mundo pode até nos virar as costas mas Deus jamais vira pois o caminho dos justos é de tentar reconhecer a voz do seu Senhor pois como a Bíblia Sagrada , mesmo diz  o cair é do homem e o levantar é do Pai e consumador de toda obra. E mesmo assim a humanidade se esquece que nós já não precisamos fazermos mais sacrifícios algum,  Cristo  já fez por nós quando  Ele verteu o seu sangue ao nosso favor. Mesmo com a sua morte  a igreja tenta aproximar mais os fiéis do seu pastor com compromisso e ética pois como diria o Gandhi: " o amor de um pode curar , ódio de milhões" 
Valeu Irmã Dulce a serva do amor de Deus.
 Artur Porto

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SINPREMO - INFORMATIVO

ASSEMBLEIA  DOS   PROFESSORES

LOCAL :   ESCOLA BALTAZAR MORENO

NA PRÓXIMA  SEXTA-FEIRA   28/11

HORA  :  09:00h

Os professores da rede municipal de ensino  do Moreno realizarão  uma  assembleia   para avaliar a situação  da categoria  após  a retirada do  quinquênio  anunciada pelo gestor  Dilsinho Gomes-PSB.  Apesar do  referido decreto ter sido  derrubado  pela  câmara de vereadores  o   prefeito insiste   na retirada do quinquênio  que tanto beneficia a categoria .  Esperamos que  câmara municipal  assuma o compromisso  de  dar continuidade  a essa luta juntamente com o  sindicato  para  que  a derrubada  desse decreto  seja mantido,  nem que seja necessária  uma  ação judicial para  que isso aconteça, pois é inadmissível que   a gestão  ao invés de  cortar gastos  devidos a super-salários , avalanche   de  pessoas vindas de  fora de Moreno, falta de transparência  nas prestações de serviços  como limpeza urbana, merenda escola  e tantos outros  serviços  prestados  a  comunidade  prefira sacrificar os professores  .    


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Bob Marley : A voz do reggae


Bob Marley
foi um dos mais influentes compositores jamaicanos com melodias suaves e que falam numa linguagem uníssona direto ao coração no penhor de uma justiça, através do reggae nascerá uma flor  amarela em seu solo sagrado. Dono de uma voz potente um ser que difundiu seu talento aos povos um homem que viveu de forma ávida a sua vida.
Semeou força de vontade alegria e esperança um futuro de glórias para a sua nação, para  muitos um homem que se transformou numa das maiores lendas da história da música mundial, um homem que defendeu as suas ideologias com unhas e dentes um cara que sabia tocar o íntimo das pessoas de forma tão laboriosa que nos envolve até os dias de hoje, vislumbrou um futuro luminoso com habilidade de refazer  o que pra muitos já não havia mais sentido o de fazer um jeito diferente de fazer arte .
Ele
se tornou versátil um homem que foi capaz de decifrar a alma humana com a sua poesia, cantou a liberdade , a igualdade e a fraternidade de uma jeito incontestável de forma cativante se tornou um dos principais pioneiros capaz de contrastar risos e lágrimas nas situações mais inusitadas se transformar em um momento marcante transformando o  impossível em sonho e a realidade em concretização capaz de navegar em mares tão profundos como se fosse o caminho mais curto para a eternidade para ver se nos aproximamos mais rápidos do coração de Deus

Eu
quero ver a minha voz de trovão
rugir mais forte que um leão
que teme ser destituído do seu trono
e não querendo ver o fim do seu império
mostrando a bravura de um homem, e a leveza de um menino
com o peito sangrando vou refazendo o meu mundo
se ele andar complicado a nossa fé vai nos mostrando que a culpa sempre fora das estrelas que parece ter perdido o brilho
parto de volta pro meu aconchego
que é meu pedacinho de chão tuas cores bandeira da Jamaica como se fosse a última esperança e com todo orgulho
Mesmo
após a sua morte , muitos outros sucessores  tentaram substituir um homem que tinha o respeito , do mundo ao alcance das mãos se tornando um dos maiores ícones esse é simplesmente Bob Marley.
ass: Artur Porto

SANTO DO PAU OCO

 
Infelizmente parece  que iremos continuar  vivenciando   o mesmo tipo de política   oportunista e barata .   Se o  eleitor se posicionar como  observador imparcial  verá facilmente  que  já estamos iniciando  em Moreno  a campanha eleitoral  de  2016, onde os diversos  grupos políticos  começam a  disparar  ataques   entre si  na tentativa de atrair a atenção  dos eleitores menos atentos   e que por ventura tenham  esquecido  o que  Moreno  passou nas  gestões de Vavá Rufino e  Edvar  Bernardo. Muitos dos  que fizeram parte das  respectivas panelinhas que levou Moreno  para o  buraco, negligenciaram   as  prestações de contas, não elaboraram os  projetos   necessários para  a vinda de recursos  para  o município,  ficaram  o tempo todo calados diante dos desmandos e  das   denúncias   que levaram Moreno  as páginas dos  principais  noticiários da época  e no entanto   hoje  tentam  bancar os  bonzinhos    criticando a  gestão  de  Dilsinho Gomes,  muitas  vezes  devido a  ações  negligentes   oriundas  das suas próprias  gestões, isso  é   uma tremenda hipocrisia  e  sensação de que o povo é besta  apesar de ter muita gente  que ainda cai nesse  sinistro canto da sereia . 
Falar sobre política   em Moreno tem seu preço e  para que a verdade venha a tona  torna-se necessário  dizer  que não tem santo  nessa história  e   na medida em que   denunciamos os desmandos   das duas ultimas gestões   e criticamos   a atual   ficamos com  os  " Bad Boy" ,  e  de uma forma outra   todos  os  que  se aproveitaram   das benesses  do poder  tentam colocar-nos  no ostracismo.  Felizmente uma parcela significativa da população  já começa  a perceber  esse  joguinho de  cena  e  não  irá  optar   pela volta  dos santos do pau oco.
Nem o passado como era nem o presente como está .

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VERBAS SUSPENSAS DEVIDO A NEGLIGÊNCIA DAS GESTÕES ANTERIORES SÃO LIBERADAS

 


Uma decisão do Ministério Público Federal (MPF) em favor da Prefeitura do Moreno vai beneficiar toda a comunidade escolar do município. O órgão determinou o desbloqueio dos recursos referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE. A verba estava suspensa desde 2012 devido a falta de documentação referente às prestações de contas dos programas PDDE/FEFS – 2007 e 2008, PDDE/PDE – 2009 e PDDE – 2010.


Por essa situação as escolas do município deixaram de receber nos últimos anos esses recursos que servem para suprir as necessidades de manutenção, compra de materiais e pequenos serviços em cada unidade de ensino. A administração municipal encaminhou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a representação protocolada junto ao MPF. A ação ainda pede a penalização dos responsáveis pelas falhas na prestação de contas, que culminaram com o bloqueio dos recursos.


As providências tomadas pela atual gestão foram determinantes para o desbloqueio da verba junto ao FNDE. Com a decisão, o município volta a ser adimplente junto ao Ministério da Educação. Agora a expectativa é que dentro de 15 dias a primeira parcela dos recursos dos programas sejam liberadas para as escolas municipais cadastradas e que estejam a disposição das suas respectivas unidades executoras.


O PDDE - Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas e às escolas privadas de educação especial. O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.

sábado, 22 de novembro de 2014

MUITA SOFRÊNCIA ATÉ QUE AFLORE A CONSCIÊNCIA

 
Não criemos pânico!  A nossa república  vivenciou no passado o   regime  militar  pois a conjuntura mundial   era  propicia  a esse tipo de golpe  "incentivada" pelas  operações  diligenciadas pelas aves de rapina, de preferência o condor  . Hoje a história é outra os comunistas  já  não causam mais  medo  a  nossa   ascendente classe dominante   pois estão com as barbas brancas  e escarrapachadas   e quando  passam nos corredores das universidades  os alunos  gritam como se estivessem vendo  um  ser  dos livros  de história : "  Olha! Lá vai um comunista "  Ainda existem!?  Já os militares , ao longo das últimas  décadas  estão muito bem obrigado   e  nesse entra e sai de governo  vem mantendo o seu prestigio  e ocupando  a  sua  real  posição  e  tarefa   na sociedade,  e   não  são  ingênuos  a ponto de  querer  pegar  numa "bomba administrativa como essa" que é  um pais   onde quem manda  é o poder econômico e os banqueiros. Os militares sabem muito bem que mesmo se   isso acontecesse não teriam o mesmo respaldo do passado  pois na atual conjuntura   quem manda   no pais são os banqueiros  e  Militar  adora  mandar não ser mandado .  Portanto esqueçamos   tudo isso   e  de agora em  diante   passemos a   aprender a conviver  , mesmo sem querer ,com essa falsa democracia   onde de uma  hora  para  outra  o que haverá  será  apenas   um rodízio   entre  os que estão  comendo   e os  que  que perderam  a tetinha  do poder   e estão  ávidos para voltar  nos braços de   parte da população   que  não tendo   uma alternativa  melhor  que a  vivenciada  no momento  continuam nessa sofrência.  É assim a nível nacional , estadual e  municipal. ´Realmente  é muita sofrência  até que aflore a consciência.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SINPREMO - INFORMATIVO

 

Ontem (20/11), o Município do Moreno foi citado na VOZ DO BRASIL, pelo DEPUTADO FEDERAL, Paulo Rubens Santiago, DESTACANDO o DESCUMPRIMENTO do acordo feito entre o prefeito ADILSON GOMES (PSB) e o SINPREMO (representando os professores) e o CORTE DOS BENEFÍCIOS (quinquênio e auxilio transportes) IMPOSTOS à estes:
"O município pernambucano de Moreno se encontra em uma crise fiscal aguda, na opinião de Paulo Rubem Santiago, do PDT. Segundo ele, a administração local, ao invés de cumprir o previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, como a redução de cargos e dos contratos de terceirizados, optou por penalizar os professores.
Para o deputado, o acordo firmado com os profissionais de educação após uma greve no mês passado está sendo descumprido pela prefeitura, que resolveu cortar benefícios da categoria. Paulo Rubem Santiago fez um apelo para que o impasse no município seja resolvido".

Dilsinho Gomes - PSB esboça reação no Penoso após anunciar que a administração desistiu da ação de reintegração de posse daquela localidade solicitada pelo gestor Vavá Rufino em 2003


A comunidade do Penoso e a gestão municipal se reuniram na noite da ontem (20) para discutir as questões da localidade e o planejamento de ações. Dezenas de moradores participaram do encontro que com contou com a participação do prefeito Dilsinho Gomes-PSB, secretários, vereadores e representantes da Polícia Militar.
Na pauta estiveram matérias como educação, saúde, segurança, abastecimento, saneamento e infraestrutura. O prefeito aproveitou a oportunidade e adiantou que foram iniciado os trabalhos técnicos para levantar os custos de calçamento do trecho da Rua 14 de Julho, que é o acesso da comunidade.
Essa é a segunda vez que Dilsinho esteve no local este mês. No dia 14 ele esteve por lá para comunicar aos moradores a decisão da administração em desistir de uma ação judicial movida pelo município no ano de 2003 pedindo a reintegração de posse da localidade. Naquela ocasião ele informou que voltaria com sua equipe para discutir questões do Penoso com os moradores.
Com as demandas do encontro de ontem anotadas, o prefeito determinou um novo prazo para que fosse dado um retorno a comunidade sobre as soluções e ações que beneficiem a todos.

Clarice Lispector

Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas.. (Clarice Lispector)


Marcia  Firmino

Consciência Negra


Racismo
é uma palavra que vem desde os primórdios, julgar alguém pela cor ou pela sua etnia não definirá nunca a nossa capacidade.  Desde a época de Zumbi quando os quilombolas se defendiam temendo a retaliação muitos viviam escondidos ou eram renegados pela sociedade e muitos outros  começavam a ter vergonha de suas origens pois o  Brasil de antigamente tratava   o negro como uma escória, apesar dos avanços   muitas conquistas  ainda estão por vir,até  não precisarmos  mas de cotas pra negros em universidades por exemplo. Eis que eu faço uma pergunta:  Qual o grau de inteligência que o branco tem , que um negro não possui?
O goleiro Aranha dos Santos foi vítima de atitudes racistas no jogo contra o Grêmio quando o mesmo fora chamado de macaco. Como não repudiar tal atitude, não se pode confundir cor com a  plena convicção de que o amor nos transforma em seres capazes de definirmos se temos tendências para sermos preconceituosos não só com os outros, mas  até  com nós mesmos, quando não aceitamos a nossa estética ou quando não aceitamos se somos gordos , magros temos,  temos que assumir que somos preconceituosos. Quem sabe  um dia    podermos acabar com o preconceito e ter uma auto estima para encararmos com fé e alegria tudo de bom  que a vida nos oferece.
Na terra de zumbi os negros aceitavam a ideia de que tinham direitos a liberdade todos viviam como iguais
Muitos
negros venceram na vida com o seu talento, e um pouco de dedicação tais como Pelé , Djavan , Luiz Gonzaga , Pixinguinha , Emílio Santiago , Garrincha entre outros que peregrinaram e ajudaram a construir o país que nós  habitamos e amamos , tudo isso  se deve aos nossos antepassados sejam eles  negros ,brancos, índios , judeus .árabes , palestinos... 
Precisamos trocar nossas  armas por abraços, bombas por explosões de felicidades...
 Qual  será liberdade? Enquanto não nos  libertarmos  do nosso egoísmos jamais seremos capazes de compreender  a  sua plena interpretação.
 Saibamos que   antes de tudo isso  não é uma escolha é uma decisão.
 Artur Porto

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

JOGO MESQUINHO

Politica continua sendo um jogo  mesquinho de interesses  onde os seus participantes  são capazes  de  amaldiçoar  a própria mãe caso seu interesses estejam em jogo,  imaginem o que podem fazer com  alguém que por ventura  represente algum tipo de concorrência mesmo dentro do próprio partido.  Quando  esse jogo de interesse  é municipal  ai é que a coisa  pego fogo,  a inveja, ciume, o medo  que  alguém tome o seu  lugar ou  possa  provocar uma lavagem de roupa suja  dentro do  próprio partido  torna-se ainda mais gritante a ponto  de você  que se proponhe a tal feito  passe a ser  tratado como um inimigo número Um.  Portanto, para que isso não aconteça   você  só  é  aceito pelos  grupos políticos em Moreno  depois de ter dado provas de subserviências aos caciques local,  e ter que  rezar   religiosamente pela sua cartilha , ter os mesmos hábitos , não questionar   e  sempre  achar  que o grupo é correto  mesmo que esteja cheio de contradições e gatunos escondidos com  o rabo de fora,  pois o  mais importante é sempre dizer que  do  outro lado é que tem  bandido  e  sempre dizer  que  nada  do que seu  partido  ou grupo tenha  sido acusado  é  verdadeiro  mas que tudo foi simplesmente  fruto de um complô  do grupo rival, apesar dessa rivalidade ser apenas eleitoral já que passadas as eleições todos  passam a conviver  da forma mas simbiótica possível ,para isso basta que um  grande corrupto  passe para o partido ou  seja  seu aliado político  para  que  as  vozes  de  repudio  transformarem-se   em  aconchegos   e afagos ou simplesmente essa figura anteriormente  tão combatida   seja cinicamente esquecida   juntamente com todas as  suas atrocidades  contra  os trabalhadores .   

CORRUPTOS E CORRUPTORES



Desde  criança aprendemos que “corrupto” era o mesmo que ladrão, com o passar do tempo passamos a chamar  de “corruptos” os políticos, sendo os demais ladrões chamados apenas de ladrões mesmo.
Hoje associamos a palavra  “corrupto”  a “político” – na prática, as duas palavras podiam ser usadas intercambiavelmente.

Não achamos errado nem ingênuo protestar contra políticos corruptos, muito pelo contrário. Longe de nós acharmos que devemos aliviar com partido algum – como, aliás, já acontece com o PSDB. Não é novidade para ninguém que, mesmo estando no centro de um escândalo muito mais grave do ponto de vista dos danos para o patrimônio público do que o mensalão, o PSDB continua pagando de partido honesto e bonzinho para gente que enche a boca para criticar (frequentemente com razão) o PT.
Seria interessante  se  para cada xingamento de Petralha, Tucanalha ou equivalente que proferíssemos, nos obrigássemos a passar pelo menos uma hora pesquisando o papel da iniciativa privada nas mutretas em que os ditos petralhas ou tucanalhas estão envolvidos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OS GASTOS DO DINHEIRO PÚBLICO

Ultimamente toda a grande imprensa fala em crise econômica no Brasil. Segundo as empresas de comunicação, TVs (grande maioria) , jornais, rede de rádios e até mesmo os grande portais na internet, temos um caos na saúde, educação e segurança. Muitos dos jornalistas alegam falta de investimento por parte do Governo Federal e algumas perguntas me vieram a cabeça:
  1. Por que quase nunca se fala nos investimentos e gastos por parte das prefeituras e Estados nestas áreas?
  2. Quais as áreas e quanto esses administradores (presidente, prefeitos e governadores) estão investindo?
  3. Por que somente gastos do Poder Executivo da União são demasiadamente mostrados e discutidos nesses meios de comunicação?
  4. Por que, na grande maioria das vezes, somente as áreas de educação, saúde e segurança são discutidas?
  5. Por que os gastos do Poder Judiciário e Poder Legislativo são muito poucos divulgados e denunciados?
Uma das coisas que mais se critica no governo são os gastos com o Bolsa Família, mas eles nunca falam das diversas Bolsa mantidas pelo Governo Federal e nunca falam quanto o Governo (nas diversas esferas) gasta com Propaganda Oficial. 
 
Passadas as eleições, muitos se manifestaram contra o Bolsa Família e que a mesma é um cabo eleitoral do governo, embora quem controla o cadastro são as prefeituras (e o PT não controla a grande maioria das prefeitura) e se esquecem que existem outras tantas Bolsa mantidas pelo governo (clique aqui). Uma dessas é o Bolsa Esporte (clique aqui) e pelo que sei o Esporte não é uma prioridade maior que a eliminação da miséria, geração de empregos e no entanto ninguém é contra!!!!
 
Pesquisando mais, se descobre que o governo gasta mais de um bilhão com propaganda (clique aqui). Isso somente o Governo Federal (Poder Executivo). Se for somados os gastos com Propaganda Oficial dos diversos poderes (Legislativos e Judiciário) e diversas administrações (municipais e estaduais) esses números aumentariam diversas vezes!
 
Para o cidadão é importante saber onde o governo (nas diversas áreas e diversos poderes) estão gastando nosso dinheiro e acredito que a grande maioria da população não sabe por que a grande imprensa jamais mostra que esses mesmos meios de comunicação são sustentados, em sua maioria, com dinheiro público (dinheiro dos nossos impostos).

Além da publicidade oficial do governo em suas diversas esferas ainda temos a propaganda “comercial” das diversas empresas de economia mista. Quanto o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, etc gastam em propaganda nesses jornais, revistas (Veja e Carta Capital são algumas), rádios, TVs, etc ?
 
Todos esses meios de comunicação estão exigindo melhoria e investimentos na área de saúde, educação e segurança e dizendo que a economia do Brasil está um caos. Uma boa maneira do governo começar a diminuir gastos desnecessários e investir mais nas áreas essências é diminuindo drasticamente a Publicidade do Governo, já que publicidade não é tão urgente assim.
 
Além dos argumentos citados acima, é bom lembrar que os próprios jornalistas e especialistas, destas empresas, vivem criticando o ...
 
TEXTO COMPLETO NESTE ENDEREÇO: