quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO TAPA BURACO NÃO RESOLVE O PROBLEMA

Foto Jailton Lauriano

Antes de começarmos essa  postagem   é importante separarmos  as coisas.  Todos os  serviços   no trecho da  PE07   é de responsabilidade  do estado   e os demais de  responsabilidade   da  prefeitura.
 O problema   da   PE 07  vem de longas datas, principalmente  no trecho próximo   a  saída  do antigo  clube João Pessoa onde é necessário  a realização de  um serviço  de drenagem  decente   devido a existência de uma cacimba  nas proximidades da  rodovia  cujo  volume acentuado de água  provoca  o  encharcamento   de  toda  área no seu entorno exigindo a  construção  de uma  drenagem que  conduza  o excesso  de  água  para um local   afastado da rodovia . O  órgão  responsável  nunca  foi pressionado para   resolver  definitivamente o problema , os  prefeitos que  passaram   por Moreno  sempre   deixaram o  DER fazer  esse  serviço medíocre e ficaram  caladinhos,  já que o  povo sempre aplaudia  essa  enganaçãol e lhes rendia voto, enquanto  os verdadeiros  responsáveis  empurravam o problema  de" barriga " ,  quando poderiam pelo menos   pressionar o órgão responsável   e  juntamente com a população  denunciar   o descaso   e a falta de respeito com o contribuinte , foi assim      nas  gestões  de  Jorge Soares, Edvard Bernardo  e  Vavá Rufino  o buraco  permaneceu   e  nenhum desse prefeitos tiveram   força  política nem tampouco influencia   para intervir   e exigir um serviço de qualidade , sempre foi feita   uma "meia sola " "um ajeitado ". 
Infelizmente    até o momento   a gestão  de Adílson Filho  segue   os  mesmo critérios dos  seus antecessores   e  assiste  a  realização desse  paliativo  que todos já  sabemos   não  suportará o  próximo inverno.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NO MEIO DO CAMINHO EXISTE UMA PONTE

Foto: Jailton lauriano
 
A Ponte da Rua Progresso(Papel de Fábrica/ONDUNORTE), Bairro TAMBOATÁ foi recuperada  e  entregue a população isso é o que é importante.  Passaram-se  mais de quarenta dias   desde   a construção  da ponte provisória   do  exército até a  liberação da ponte   e  infelizmente  o  que vimos   foi   críticas  vazias  e sem fundamento por  parte de alguns .  Não nos  interessa quem fez   a reforma o importante é que   foi  recuperada e  entregue a população.  Dá próxima vez que a gestão  realizar   alguma obra ou reforma   seria interessante que  os opositores e  aqueles  que  de uma hora  para outra tornaram-se   baluartes na defesa dos moreneneses   agissem com maturidade  política  e  como parte interessada   nas melhorias para  a cidade acompanhasse  de perto    e exigissem da  Câmara de Vereadores   uma  averiguação dos  gastos  realizados, afinal os vereadores são eleitos  para isso , e se não fossem ouvidos que  acionassem o ministério público, isso  sim, seria uma  atitude    coerente,   e não ficarem  no disse me disse  depois da  obra  acabada.  Esse sim seria o verdadeiro exercício de cidadania.

BOAS NOVAS

 
Com certeza depois do carnaval   muitas  Boas Novas   serão divulgadas  em  Moreno,   e cada candidato irá   tentar mostrar que  trouxe  ou trará   mais coisas para   a nossa cidade.  Infelizmente   tudo sempre foi assim e não é agora   de uma  hora para outra que  irá mudar. Enquanto um candidato   já divulga   a  vinda   da escola técnica federal   o outro  divulga  a volta do SESI, e tudo  é só o começo .  Independente  de  qualquer coisa   o importante   é que Moreno   com certeza   será outro   nesses próximos quatro anos   principalmente  com  a viabilização  do arco Metropolitano   que é uma obra do  governo Federal, e com certeza  também  será alvo  dos candidatos  que  nos seus discursos  tentarão   divulgar   sua " cota" de  participação  nesse  importante  projeto   pra nossa cidade.
Um velho ditado  diz :  " Não há nada melhor do que atirar  com pólvora  alheia",  isso  funciona  e  atrai muito voto. Infelizmente o  povo ainda   adora   o discurso  que   envolve " realização de "obras"   "melhorismos"   e esquecem   o  passado  político do candidato  e nem tampouco  questionam  a quem  verdadeiramente   está servindo. 
No dia  em que o povo começar  a  compreender  que obras   são importantes   mas que  o   compromisso  com   a   erradicação  das desigualdades e  da  injustiça  social   são  muito mais importantes, Começaremos  a perceber que  as "obras "  e os "melhorismos"  são  bons  quando veem  acompanhadas  de  qualidade  de  vida   e de  mesma  oportunidade para todos . Quando isso não acontece   tudo é    pura   ilusão ,  ALIENAÇÃO.   

Concurso dos Correios terá vagas para todas as Capitais; edital sai em abril

Correios 


Concurso dos Correios terá vagas para todas as Capitais; edital sai em abril

Localidades e o número de vagas também ainda não foram informados. No entanto, o chefe de gabinete havia dito que a oferta será próxima à do último concurso, realizado em 2011, e que teve 9.190 vagas


Um dos concursos mais aguardados deste ano é o dos Correios, e edital deverá sair em março ou abril, conforme informou o chefe de gabinete da presidência da estatal, Adeílson Ribeiro Telles.
A organizadora deverá ser definida oficialmente em breve, mas, segundo uma fonte ligada à seleção, há grandes chances de ser o Cespe/UnB. As localidades e o número de vagas também ainda não foram informados. No entanto, o chefe de gabinete havia dito que todas as capitais deverão ser abrangidas e que a oferta será próxima à do último concurso, realizado em 2011, e que teve 9.190 vagas.
Enquanto novidades não são passadas, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) cobra a realização do concurso o quanto antes. “A gente vem cobrando há muito tempo, já era para o concurso ter sido aberto no ano passado e nada até agora. Os Correios ficam empurrando com a barriga e não falam nada”, disse o secretário James Magalhães. 

Fonte: Portal de notícias  UOL

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MORENO - CARNAVAL 2014


A Prefeitura do Moreno divulgou na tarde de hoje (24) a programação de carnaval do Pátio de Eventos da cidade. Confira abaixo:

Sábado de Zé Pereira (01/03)
18h - Orquestra de pau e corda evocações;
20h - Fafá de Belém;
22h - Banda R6 com Angélica.

Domingo (02/03)
18h - Banda Beat;
20h - Orquestra Jeziel;
22h - Gustavo Lins.

Segunda de Carnaval (03/03)
18h - Banda kebraew;
20h - Xamegões Elétrico;
22h - Lia Sophia
0h - Diego Cabral Folia.

Terça de Carnaval (04/03)
18h - Carlinhos Monte Verde;
20h - Orquestra Gabarito
22h - Tribo Cordel;
0h - Orquestra Deboche.


Fonte:  Leo Rodrigo

Para OAB Nacional, Bahia deu exemplo para o Brasil

Diana Maria
Diana Maria

 Para OAB Nacional, Bahia deu exemplo para o Brasil

Brasília - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a seccional Bahia que decidiu ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o aumento do IPTU em Salvador. "A OAB tem um compromisso soberano com a cidadania e a defesa da sociedade. A entidade entendeu que a cobrança do imposto da maneira que está sendo feita fere princípios constitucionais. Neste sentido, teve coragem de ingressar na justiça, após terem esgotadas as tentativas de negociação", ressaltou.

Segundo Marcus Vinicius, a Bahia dá um exemplo ao Brasil ao combater a inconstitucionalidade, pratica as prerrogativas democráticas e dá as mãos aos contribuintes. "É um processo normal. É uma entidade exercendo seus direitos e mesmo os seus deveres. Deveria ser aplaudida pela sua independência. Uma pena que tal atitude republicana seja interpretada por alguns políticos de maneira tão covarde e antiética. O que a Bahia está fazendo fortalece a construção do processo democrático do País", concluiu.
  

Todo carnaval tinha camisa do azulão do Bandepe Nós somos bandepeanas sim senhor!!!!!

SOMOS  BANDEPEANAS  SIM SENHOR !!!




domingo, 23 de fevereiro de 2014

CARNAVAL X DINHEIRO PÚBLICO


Não se trata do fato de sermos contra ou a favor   do carnaval , o maior  problema  é que tornou-se  comum  os  gestores  investirem  milhões em infra  estrutura  para realização do carnaval. O incentivo  e ajuda  do poder público utilizando verba publica para dinamizar o carnaval seria   esquisita   em qualquer país que tivesse o mínimo de seriedade. Recursos  que era pra ser prioritário na solução dos problemas que   sofre a população hoje, porém eles “tapam a visão do povo”, que ta pulando Carnaval  sem nem sequer  saber a sua origem . Daí  eles aproveitam fazendo sabe la o que com  nosso dinheiro. Eles dão tal importância  pro Carnaval  que  nos deixa  inconformados,  uma coisa que deveria estar em 2º  ou 3º plano  torna-se prioridade  de uma gestão, é quela velha história: " Tapa os olhos desse povo burro com o carnaval".
Muitos nem sabem a verdadeira história do carnaval,  ele é  de origem grega em  meados de 600 a 582  a.C.(antes de Cristo).  Nela os gregos faziam festa em agradecimento aos Deuses pelo solo fértil e também pela sua produção, ou seja , o carnaval  na sua origem  era para comemorar a fartura , ficou bem famosa essa tradição que por volta  de 590 d.C ( depois de Cristo).passou a ser comemorada pela igreja católica, assim muitas cidades pelo mundo adotaram a comemoração fazendo a sua própria com festejos e cantos, cada  uma conforme a cultura do lugar . 
As fantasias se originalizou do carnaval de Paris  da idade média onde era feito desfiles de fantasias, já considerado com carnaval moderno. Daí  que outras cidades se inspiraram nesse estilo Parisiense e se adaptaram conforme seus costumes, umas delas  foi o Rio de Janeiro que aperfeiçoou seu jeito e é o que conhecemos hoje em termos . 
O carnaval era uma festa pacífica e mais tranquila há anos atrás  e não só "peitos e bundas ", como só a  televisão mostra hoje . O Carnaval pode ser aproveitado  SIM para quem gosta, só não deveria ser prioridade  de nenhum gestor  público, Afinal! Há causas mais importantes no município para serem tratadas com  investimentos na saúde, educação, mobilidade, e desigualdade social  entre outros são  exemplos   disso. 
OS GASTOS PÚBLICOS COM O CARNAVAL SÓ SERÃO JUSTIFICADOS  QUANDO OS GESTORES  TIVEREM  REALIZADO PLENAMENTE OS SEUS DEVERES  DE CASA . 

Fernando Pessoa:Alma de poeta

185-li-fernando-pessoa-3


Quando
eu passei pela vida, eu esperava que a vida fosse me dar um amor sincero depois de maduro mas aos poucos fui percebendo que não é bem assim e que muitas vezes as pessoas nos magoam mesmo sem querer, acabasses sendo a menina dos meus olhos, no meu instante de ternura.
Eu
a quis ter em meus braços, com um sorriso sincero
que a tua paixão me servisse de ponte para que eu consiga derrubar os muros da mediocridade, que tanto nos afasta um do outro, eu por minha vez adoraria ser o ar que tu respiras , te imaginei como uma linda canção composta pelo tempo, e a minha alma de poeta ficaria a vagar no azul do firmamento e no silêncio do infinito
Sendo
tu o meu momento de febre no meu momento mais delirante,
suave é a noite e quente é o desejo que escorre na minha pele
como uma navalha que corta a carne
vem fazer morada porque o meu o meu corpo sempre foi a tua casa
o nossa história sempre foi um pequeno resumo de nós dois
E
somente lembraremos daquilo que um dia eu escrevi que tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena quando muitos disserem que o nosso amor é fruto do passado o futuro dirá o que foi a nossa história como um calmo e prestante presente que jamais findará seremos o samba em prelúdio como um menestrel do amor que fez da sua vida um ato de despojo dor e renúncia.
Assim
foste tu e tuas obras imortais nos falam de um amor puro e casto pela sinceridade de um momento chegarás a verdade de que nem tudo nessa vida é nosso
o meu talento foi um presente divino
muitos me chamam de gênio porque os grandes amores passam ,mas a obra de um grande escritor sempre será lembrada como um rio que flui. que precisa de um local pra poder falar sempre graças a vida ,como uma suave oferenda senhora do meu destino.
Valeu
por tudo mestre Fernando Pessoa.
ass:Artur Porto

ABERTURA DO CARNAVAL DE MORENO


BAILE MUNICIPAL -  Sábado 22/02/2012   - ANTIGO SOCIÉTÉ  ESPORTE CLUBE - Foto: Leo Rodrigo  

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DO MORENO ANUNCIA LIBERAÇÃO DA PONTE DO TAMBOATÁ

Hoje vamos começar uma divulgação direcionada aos moradores do Tamboatá, Fátima e Conceição por conta dos trabalhos do exército que irá retirar a estrutura da ponte móvel próximo a fábrica de papel neste domingo, dia 23.
"Os bairros de Nossa Senhora de Fátima e Conceição terão seu principal acesso interditado na manhã deste domingo, dia 23. O Exército confirmou para esta data a retirada da estrutura móvel que foi montada sobre a ponte que dá acesso a essas localidades. A intervenção foi necessária devido a um buraco que surgiu em sua estrutura em novembro. Os consertos para liberar a passagem foram realizados em janeiro. E após um período de cura do concreto, já é possível retirar o equipamento do exército para que veículos e pedestre circulem normalmente pela ponte. A interdição começa às 7 horas e deverá se estender até o início da noite do mesmo dia, quando os trabalho serão concluídos.

Já está marcada para o próximo dia 10 de março a licitação para o projeto de recuperação e alargamento de três pontes do município. As obras serão executada pelo Governo do Estado, que atendeu um pleito da administração municipal para recuperar esses equipamentos, que possuem, em média, 60 anos. A Ponte Santa Maria, que fica ao lado da Escola Municipal Baltazar Moreno, é uma das que sofrerão a intervenção. A outra é a ponte que dá acesso ao Tamboatá, próximo ao Casarão Catende, e a terceira é justamente a que está sendo liberada neste domingo (23)."

Leonardo Rodrigo
Assessor de Comunicação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PROPAGANDA POLÍTICA

 
Infelizmente   a  propaganda política   e a  política como um todo   é um mal necessário.  No dia que  deixar de existir a propaganda política   retornaremos  a   ditadura,   que tanto de direita  como de esquerda   é uma  porcaria. O nosso  grande problema não e  a propaganda política, é  o eleitor   que  não consegue distinguir   o  político sério do corrupto  e  geralmente   escolhe aqueles  que lhes dá  a "melhor esmola" em troca do seu precioso voto. Existe políticos corruptos  em todos os partidos, é  preciso  critérios rígidos  para escolha dos nossos  representantes  e  a propaganda política  é uma  das formas  de  divulgar   os  programas  e  as propostas de governo dos candidatos  para  que  o povo possa avaliar  e escolher   o  melhor. Infelizmente diante do  estado  de  ignorância em que o   povo  se encontra  não consegue discernir  o  que está a um palmo dos seus narizes, muito  menos  ter a capacidade  de  assimilar  e  extrair o que há de melhor   das  propagandas e das candidaturas que postulam o poder.  A nossa   mídia  via internet,escrita e televisionada  já conseguiram  exterminar os últimos neurônios  de grande parcela  da  população brasileira que  há muito tempo  já vem sendo  robotizada   para  não  ter  raciocínio  mas apenas vontade de consumo desmedido  e  paixão pelo supérfluo. 
Com certeza daqui para frente o que veremos  é a maioria  esmagadora  da população dedicar  o seu precioso  tempo  tendo como único objetivo, tomar todas nesse carnaval ,  curtir  na quarta-feira de cinzas  a  ressaca  moral  ou financeira  e depois vibrar pelo Brasil  na copa do mundo para  enriquecer    os  jogadores  e cartolas do futebol  que ganham milhões de dólares ,  enquanto  lhes falta tudo  inclusive  consciência  política , e no final , durante a campanha eleitoral, colocarão  suas  poupanças  nas  poltronas  compradas  a  uma taxa de juros altíssima   e   assistirão a  propaganda  política   na TV,  e como  não  são capazes de entender  nada  dirão:  " odeio  propaganda política"  .  Isso é uma pena !   Afinal! Triste do povo que diz que não gosta de política.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PÃO E CIRCO

Foto  Jailton Lauriano



O ano só começa mesmo depois do carnaval. Já  é costume   antigo   essa   " ressaca  pré e pós -carnavalesca" . Até  o início  do  carnaval  haverá  uma  completa  inércia   que com  com certeza   irá perdurar durante todo o ano,  geralmente   as pessoas   só irão  "pensar" em  como  irão utilizar  os dias   reservados  as  festividades de momo  e  os políticos  em  aproveitar  para  planejarem   como   "aparecer" divulgando  futuras candidaturas no período carnavalesco, daí pra  frente teremos  teremos  Copa do mundo   e  as  eleições.   Durante todo esse período  tudo permanecerá    no campo da política  do  Pão e circo ,   como sempre ...  Infelizmente  a maioria  esmagadora   das pessoas   acham   que   Copa do  Mundo  e  investimentos  para   construção de  campos de futebol  são mais importante   que  ações  efetivas  na saúde, educação  e transporte público. A política  do pão e circo ainda  é  aceita   e  continuará  sendo   por muito tempo  pois, é muito fácil  associá-las   as "melhorias"   fazendo  como que  tudo  aconteça   de forma   muito  lenta   e o  verdadeiro desenvolvimento  seja    ofuscado    em  benéficos  de   interesses   que  não coadunam   com os  verdadeiros   interesses  que a sociedade tanto  precisa .

sábado, 15 de fevereiro de 2014

CABRA MARCADO PRA MORRER

Após sessão cheia na última sexta-feira, o Cineclube Moscouzinho continua sua programação com uma homenagem póstuma ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Morto tragicamente no início de fevereiro aos 80 anos, este diretor internacionalmente reconhecido como mestre no gênero Documentário nos deixou um rico legado fílmico 
FILME: Cabra Marcado pra Morrer (Direção: Eduardo Coutinho/ País de origem: BRA/ Ano de produção: 1985/ Gênero: Documentário/ Duração: 119 minutos/ Classificação Indicativa: 12 anos)
DIA : 21 DE FEVEREIRO  DE  2014
HORA: 19:00H
LOCAL : CASA DA CULTURA DE  JABOATÃO
REALIZAÇÃO: CINE CLUBE MOSCOUZINHO

SINOPSE: Em 1962, o líder da liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato, e com a produção do CPC da UNE e do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco, e direção de Eduardo Coutinho. As filmagens com a participação de camponeses do Engenho Galiléia (PE) e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, são interrompidas pelo Golpe Militar em 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como o camponês João Virgílio, também atuante em ligas. O tema central passa a ser a história de cada um deles que, estimulados pela filmagem e revendo as imagens do passado, elaboram para a câmera os sentidos de suas experiências. João Virgílio conta a tortura e a prisão que sofreu neste período. Enquanto Elizabeth, que havia mudado de nome e vivia refugiada numa pequena cidade da Bahia com apenas um de seus dez filhos, emerge da clandestinidade e reassume sua identidade. Ela também fala de sua prisão e do rencontro com os filhos, antes dispersos por várias cidades do Brasil, e da tentativa de reconstituir suas vidas.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O PODER




Sempre estamos elevando  alguém, homens ou mulheres, ao poder. Esse é um  ponto  em que todos indiscriminadamente tem consciência, o poder do voto. A princípio parece que que  o ato de governar é muito fácil, já que sempre existe uma infinidade de candidatos, das mais variadas ideologias e crenças pleiteando uma  vaga no poder . Mas.. O que verdadeiramente atrai muitos a candidatar-se para ma vaga nos poderes legislativo e executivo?  Com certeza cada um tem seus motivos. Sabemos que o poder  muda as pessoas. A partir do momento em que alguém se vê no poder ,  muda sua personalidade. A grande prova disso é a total  discrepância entre o discurso pré-eleitoral  e   a prática  durante o exercício de  suas respectivas funções. Quem ocupa um cargo, supostamente, de poder e não tem inteligência e maturidade suficientes para enfrentar as adversidades  inerentes ao poder  acaba por mudar seu discurso, suas relações pessoais, seu tratamento com os outros e com o povo. Numa situação como essa  e comum vermos  governantes caírem no isolamento e  tomarem atitudes unilaterais  passando a não aceita críticas e recusar-se a escutar o outro. Talvez o motivo de tal atitude  seja o receio de sentir-se ameaçado ou de demonstrar a  sua fragilidade. Sentimento nada bom pra quem deseja  verdadeiramente  assumir uma posição de liderança. Parece que diante de fatos  como esse que se repetem ciclicamente, nos faz ver que   estamos diante   de uma uma "roda  viva"  que sempre volta ao ponto de partida,  já que temos  exemplo  clássicos, proporcionados pelas diversas gestões  que passaram pelo nosso município, ou seja , a história sempre se repete. 
 Diante o exposto  só temos   uma única saída que é  na  educação. Uma sociedade bem educada é uma sociedade equilibrada. E entendemos por sociedade o país, o estado, a cidade, a empresa, a comunidade, a família,  que são elementos   formadores  de  uma grande corrente  onde a quebra de um desses  elos  provoca  o atraso  e o  sub desenvolvimento. Ressaltamos que não se encerra no saber ler a educação desta sociedade, mas, sim, que seja capaz de pensar, criticar e discernir o certo e o errado. Assim, há que se proporcionar a todos, independente do meio em que estejam inseridos, os grandes e básicos conceitos de ética, moral, respeito ao próximo, humildade e, principalmente, de dignidade. 

BONANÇA - MORENO/PE




Parada  da Estação   de  Tapera em 2002  (  Atual  Bonança distrito de Moreno-PE) . Foto do livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco  de Luiz Ruben F.  de A.  Bonfin


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A LEI DA RELATIVIDADE

 



Não existe  coisa  mais estranha do que   a mente humana. É muito interessante como a  mesma  pessoa  é  afetada  por  eventos da mesma natureza   e   apresenta um comportamento diferente.  Um   bom exemplo disso  é o transporte público,  um  show  de artista famoso  ou  uma partida de futebol.
 É muito interessante  mesmo! Vermos  pessoas  reclamando , com a  devida   razão   da péssima qualidade  do transporte público   principalmente com relação a superlotação já que  são  obrigados a passar por esse constrangimento   senão  correrão   o risco de perderam seus empregos,   no entanto  a maioria esmagadora dessas   pessoas  submetem-se   a  verdadeiras torturas no mesmo transporte público, e dessa  vez não são obrigados  a isso,    quando  decidem  assistir  um clássico   do seu time de futebol  ou assistirem   a um show  do seu artista preferido , já vimos muito   fãs  e torcedores  passarem nos ônibus como sardinhas na lata  mas mesmo  assim com um sorriso no rosto  bradando  pelo  seus  ídolos  ou  passarem a noite   no relento para COMPRAR  um ingresso   e no dia   do evento   sofrerem constrangimento   e empurrões  devido  a superlotação de muitos desses eventos   e no entanto  quando são questionado por isso,  dizem simplesmente   que todo sofrimento  valeu a pena .  Se   vai  para o trabalho  e existe  superlotação    todos reclamam mas se vão a um show   ou  a  uma partida de futebol   tudo é possível e aceitável .  Parece que essa lógica   explica  o motivo das  coisas serem como sempre foram . Com certeza no dia em  que  essa relatividade deixar de  existir,   teremos  um transporte  digno e de qualidade  porque   teremos deixado   de  privilegiar  o supérfluo .  

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

 



Convidamos você para o evento de 
Cineclube Moscouzinho:
FILME : Diários de Motocicleta
DATA:  14/02  SEXTA-FEIRA



HORA: 19:00H
LOCAL:  CASA DA CULTURA  DE JABOATÃO DOS GUARARAPES  
Diários de Motocicleta (Direção: Walter Salles/ País de origem: EUA, BRA, ARG, PER, CHILE/ Ano de produção: 2004/ Duração: 126 minutos/ Classificação Indicativa: 12 anos)
SINOPSE: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gilberto Freyre : Casa grande e senzala

  

Casa grande e senzala é um romance escrito na década de 1933, que fala da relação dos brancos para com os negros vemos de forma deturpada e tola a ignorância histórica que se perdura até os dias de hoje por julgar o seu semelhante , pela cor da sua pele e esquecemos  que  temos os anseios que nos levam a inferiorizar alguém se o sangue que corre nas nossas veias é o mesmo.
A
nossa forma de amar é que muitas vezes nos cega e acaba se tornando um amor de aquisições e de forma real o princípio do preconceito começa na mente  e depois na forma com a qual enxergamos a vida somos vítimas algozes dos olhos maldosos  de uma sociedade.  Com que direito julgamos o nosso irmão se perante os olhos de Deus somos todos iguais.
O Brasil é um dos únicos países no mundo que não  tem uma raça definida nossa miscigenação define a nossa etnia  tratamos os negros como se fossem a piada,  nesse começo de novo século  temos que parar para refletirmos no conceito de sociedade  na qual queremos viver nessas longas horas feitas com a cal da nossa estupidez . Como conviver num mundo em que se limita o número de vagas  nas universidades?  poderíamos levantar alguns ex: o atleta do século é negro Pelé , o principal referencial  dos negros se chamava Zumbi que foi morto pelo bandeirante Domingos Jorge Velho , sua morte ocorreu no dia 20 de novembro, o primeiro presidente da África do Sul foi negro depois de ter passado 27 anos preso Nelson Mandela que foi um importante divisor de águas na luta contra o fim do regime do apartheid , e hoje temos o homem  mais influente  dos últimos tempos a frente da Casa Branca , Barack Obama hoje tem toda uma nação que o respeita o povo norte  americano .
Hoje ele é uma referência em todos os aspectos ,hoje o mundo o escuta e o vê com outros olhos.  Temos nossos valores e nossas raízes, precisamos ser respeitados não pelo que possuímos e sim pelo que somos, num ato de respeito e fidelidade por todos aqueles que nos amam e tentam fazer um mundo melhor sem precisar de utopias  e de falsos modismos  e de pensamentos que nos afastem de nossas realidades  e nos faça viver  no mundo das fantasias mas  tudo o que fizermos de bom ou de ruim nessa vida é a forma como seremos conhecidos, o princípio  da vida cristã se divide em dois pilares em você se amar e ser amado pois nessa vida seremos conhecidos pelo peso de nossas decisões .Queres reescrever a tua história nunca faças do teu amanhã o teu hoje e nem viva se apegando as sombras do passado, existirá um momento em que o Senhor Jesus nos cobrirá de glórias sendo assim a única coisa que nos move é a nossa fé  e os nossos sentimentos de boa vontade e é isso que nos transforma  e é o que nos faz ser criaturas  melhores nessa travessia espiritual chamada felicidade . Ele com certeza deixou um legado riquíssimo e um valor inestimável para a nossa cultura ele pelo seu conhecimento edificou o nome do nosso estado de forma subliminar deixando um vácuo com a sua morte  vemos quão tamanha honra nós temos em saber que pelo labor das coisas devemos ser reconhecidos pelos nossos feitos. e não pelo que deixamos de fazer como diz o Fernando Pessoa tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena. Tudo isso pra ti ao mestre com muito carinho.
Ass: Artur Porto

sábado, 8 de fevereiro de 2014

ESQUEÇA OS OUTROS!


 

Modismo, é aquela tendência de comprar, fazer, falar e ser o que todos são no momento, ou seja,
um indivíduo sem ideias fortes vê um monte de outros indivíduos (se é que é possível 
chamar de indivíduos, pq de características próprias só possuem a cara mesmo!), enfim, vê um
 monte de "indivíduos" sendo todos do mesmo jeito, mesmas roupas, mesmo corte de cabelo, mesmo
 jeito de falar, e também vê que todos gostam desses "indivíduos", então o nosso fraco "cidadão"
 corre e faz de tudo pra ser igual aos outros, assim ele irá ser adorado, então ele 
passa a se vestir igual a todos, passa a usar o mesmo cabelo, passa a SER do jeito que os outros 
querem...Isso ACABA com a nossa sociedade, pois o modismo detona com as ideias das pessoas, 
você pode não perceber, mas essa é uma das maiores armas do capitalismo, pois a partir desse 
modismo o sistema manipula as ideias do povo, da massa....
Então, o modismo é uma merda, esqueçam de ser como os outros querem, seja do jeito que vc quiser,
 pois assim você vai se controlar, VOCÊ vai te dizer o que fazer, e talvez até aprender a contestar o 
governo capitalista que se acha no direito de controlar os outros! Da próxima vez que falarem que
 não gostam do seu jeito de se vestir,DE SER  , de PENSAR ,  mande eles pra PQP! 
Pq agora vc tem o poder de auto-pensar!
 O modismo não atinge somente as massas onde todos são iguais, mesmo nos movimentos que lutam
 contra isso, existem "indivíduos" que imitam os militantes do movimento, justamente pra gostarem 
dele, e passa a SER o que os verdadeiros adeptos são, mas não tem as mesmas ideias, gosta de ser 
diferente, só pra aparecer pros outros! E isso é o que estraga o movimento, é o que nos 
 ridiculariza, e a mídia sabe MUITO BEM usar isso em favor dela, pega esses "exemplos" e os utiliza 
para destruir a imagem do movimento.

Esqueça os outros!!!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

VISUALIZAÇÕES DO BLOG A CENTELHA

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog

                                         Pessoas  que  visualizaram  o blog  na  última  semana








Brasil
609
Estados Unidos
103
Alemanha
28
China
13
Áustria
3
Índia
2
Bielorrússia
1
França
1
México
1



















ONDE ESTÁ ENTÃO A DEMOCRACIA?

Jose Saramago
 
Eu tinha dito que iria propor tirar a palavra utopia do dicionário. Mas, enfim, não vou a tanto. Deixe ela lá estar, porque está quieta. O que eu queria dizer, é que há uma outra questão que tem de ser urgentemente revista. Tudo se discute neste mundo, menos uma única coisa: a democracia. Ela está aí, como se fosse uma espécie de santa no altar, de quem já não se espera milagres, mas que está aí como referência. E não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada.
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não se gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma outra grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como falar em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações? Onde está então a democracia?
José Saramago

GUARDA MUNICIPAL

 


A guarda  municipal  ao  longo dos  últimos anos   vem se modernizando e  oferecendo  um serviço   cada  vez  melhor . Temos que reconhecer que  tanto nos governos de Vavá rufino  e  Edvard Bernardo foram  realizadas  melhorias  na  nossa guarda municipal   e  que  na gestão  de Adilson   Filho  a    guarda   também  tem    avançado  nas suas  atribuições  e  vem sendo  dotada  a cada dia   de melhores  recursos. 
A realização de  curso  de formação  para todos que componhe a  Guarda Municipal  é  um fator  determinante   para que os servidores  sejam orientados  a  realizar  o seu  serviço  com urbanidade  e  dentro  da  legalidade  , todavia isso não impede que  sejam   registradas  distorções   quanto  a postura  de  determinados  servidores.  O importante  é termos a clareza  de  diferenciar    a  Instituição - Guarda Municipal - das  ações distorcidas e  isoladas.  A falta  de conhecimento  pode lavar  desinformação  para população. A   Guarda Municipal    tem  seu comando   imediato  dotado   de    poderes para  solucionar   as possíveis  distorções   e manter   a integridade da corporação.  Cabe  a  impressa   e  a sociedade como um todo, sempre que necessário,  denunciar   os atos   de arbitrariedade  ou  falta de  urbanidade   ao  comando  da guarda  e exigir   a instalação  de  um sindicância  e consequente    inquérito  administrativo. É preciso entendermos que  a gestão  como um todo só pode ser responsabilizada  quando  no  âmbito   da instituição - Guarda Municipal - o  problema não for resolvido,  ou que  haja prova de  omissão, conivência  ou corporativismo por parte  dos gestores imediatos. A hierarquia  e  responsabilização  do orgão  competente  deve ser respeitado ,  quando  não  respeitamos   esse  processo hierárquico  contribuímos  com  o caos  dentro e fora das instituições. 
A guarda Municipal  como um todo merece nosso respeito   e consideração, temos que   apoia-la  no exercício  do   seu  trabalho   e  das suas atribuições.  Cabe   a população   cobra   urbanidade  por parte do servidor  e denunciar   os abusos   que  por ventura existir , mas  também  procurar  respeitar  o  serviço  da  Gurada Municipal .Afinal !  A urbanidade  deve ser recíproca . 
O que não podemos  é  tentar  criar um fato novo  sem que nem ao menos  tenhamos   elementos   que comprovem sua veracidade.  Infelizmente  ainda não  aprendemos a criticar ,  e muito menos   reivindicar nossos direitos  com  argumento e conhecimento de causa.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO : DIALOGAR É PRECISO




O secretário de educação  Vladimir   Malheiros, mesmo  iniciando sua gestão  com a   carência  de  algumas informações   acordadas em   reunião com   representes  dos professores,   vem conseguindo   manter   o clima   amistoso  com a  categoria .  Um fato importante, e que vem determinando  esse clima  é  a   abertura ao diálogo   é  a postura   democrática   do  secretário,  que  diante  dos primeiros impasses  sob administrar, e com uma postura  política  digna de um gestor, vem mostrando  que pretende  assumir o  compromisso  de  procurar    soluções  negociadas    em conjunto com a categoria  para  que  sejam   encontrados  os melhores caminhos   para a educação de Moreno.  
Não podemos   ser   hipócritas  e nem  tampouco  iremos cair no conto da crítica pela crítica,  sabemos que  o  secretário  encontrou   uma situação   caótica  na educação  e   que não é de uma hora para outra , como num  passe de mágica  que   irá resolver  todos os problemas   da sua pasta  mas  pelo menos   o secretário  vem demonstrando  a  vontade de acertar  e   tem  encarado  os questionamento   e   críticas   realizadas   até  agora   com  tranquilidade, principalmente  quando  sabe   que são feitas  por quem  não tem o interesse  em cargos  e querem apenas o melhor para nossa cidade . 
   Sabemos que  fazer oposição é uma tarefa dificil, principalmente  aqui em  Moreno  onde   é possível  vermos claramente   a formação  da lógica do  "quanto pior melhor ", construida  principalmente pelos  revoltados ,porque perderam  às  "tetas do poder". Diante  dessa lógica  absurda   e   improdutiva   procuramos   fundamentar cada vez mais  a formação de  uma oposição  coerente   e  que saiba reconhecer  os momento em que a gestão  acertar e  criticar com veemência   quando  houve  tal necessidade.
 


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PANORAMA POLÍTICO

 


O panorama político  de  Moreno  está  meio  cinzento . Podemos dizer cinzento ,   porque  é a cor representa  algo   sem vida  , sem graça...   No entanto  , apesar da  ausência   das  realizações prometidas pela  gestão  e  do seu alto grau de rejeição  , podemos observar    que com o tempo  a população  torna-se cada vez mas  alheia   a tudo, como se  não acreditasse mais em nada .  Esse deve ser um  elemento pra  reflexão... Tendo em vista  que   muitos já  começam  a    apelar  para  a oração e o jejum  como forma   de   esperar  um  tempo melhor.  Isso  é muito   ruim, mas  infelizmente  reconhecemos que  o povo   cansou  das formações  de palanques políticos   onde  as  lideranças   se unem com único  objetivo de alçarem o poder , passando  por cima  de tudo e de  todos  ao realizando acordos   eleitoreiros   e  que  tem  a  rápida  duração da campanha eleitoral . Uma parcela significativa  da população  já está cansada de ver   no cenário político  municipal , estadual e federal  políticos  que  iniciaram   sua ida pública  " puxando uma cachorrinha"  e  com discurso de  esquerda , direita  ou  sem qualquer definição ideológica ,depois  de um ou dois mandatos acumularem  verdadeiras fortunas   em cima da miséria   e   do esvaziamento dos cofres públicos.
Não podemos  mais continuar  a  votar no menos ruim , não podemos  nos sujeitar  a  fazer alianças    com setores que  claramente  ferem os interesses dos trabalhadores.  Essa tática    é extremamente  nociva   e ineficaz ,  pois  no passado  fomos vítima dessa pratica .  Temos que reconhecer que  em determinado momento da nossa conjuntura  municipal ,  por falta  de  determinação e de uma   visão futurista  das nossas lideranças,  que só  viam o  poder  pelo poder , caímos  no conto  de  votar no menos ruim  e no entanto apenas  contribuímos  de forma desastrosa  para   que  o  ciclo vicioso se perpetuasse  em Moreno  impedindo  o  surgimento  das  verdadeiras lideranças  tão almejada  pelo nosso povo.Infelizmente  no jogo da política  quando  e perde  os anéis os dedos vão junto .  Esperamos  que  com essa lição tenhamos aprendido que  não adianta   desqualificarmos    os  setores e as forças mais próximas  e   nos  aliarmos a setores cujas praticas politiqueiras  já conhecemos . 
   

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DESAPROPIAÇÃO DO COTONIFÍCIO MORENO

 

 Publicação: 11/09/2013 -  Diário de Pernambuco


"Moreno vai ganhar escola técnica.
 Governo do estado autoriza hoje a desapropriação do histórico Cotonifício Moreno para dar lugar à unidade de ensino

O aniversário de 85 anos de Moreno será comemorado hoje com o anúncio da construção de uma escola técnica no município. O governo do estado vai autorizar a desapropriação do histórico Cotonifício Moreno, fábrica têxtil desativada em 2011, para erguer uma unidade de ensino profissionalizante. A escola terá dois andares, 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cantina e área de convivência. A unidade, com capacidade para receber 1,2 mil alunos, deve ficar pronta até dezembro de 2014."

Em setembro  do  ano passado  fomos surpreendidos   com uma  ótima  notícia para  Moreno:  Desapropriação  do contonifício  e  construção de uma escola  técnica. Infelizmente  de lá pra cá   a nossa mídia   emudeceu   e  não conseguimos  mas ter nenhuma  informação  a respeito   desse   grande empreendimento para nossa cidade  e  nem tampouco  ouvimos  nenhum pronunciamento  da  gestão a respeito do assunto . Sabemos  que a desinformação  é o caminho  mas curto para  a crítica   destrutiva  ou mesmo descabida , sendo assim  seria  muito interessante   se  a página oficial  da administração municipal  nos informa-se  os encaminhamentos   para  a efetivação  da  desapropriação e  início  da  construção  da  referida escola  tendo em vista   que  segundo  a matéria do DP  deverá ficar pronta em  dezembro de  2014.  .  

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Capiba : o mestre do carnaval

 

A
aurora anuncia a chegada de um mestre de cabelos brancos ,como se fossem flocos de neve, será que ele era um andarilho do tempo.
O frevo se espalha na avenida como se fosse uma marcha regresso  sendo o leão do norte  num livro subliminar num livro de João Cabral.
A moça bonita, do corpo cheirando a laranjeira dançava alegremente  na avenida se lembrando da música do Chico Buarque ,a banda , pensando que a banda tocava para ela.
Quando
o trombone de prata silenciar, lembraremos que  é de amargar não sentir a magia  do carnaval do meu Recife.
Ficará um vazio dentro de mim,guardarei a minha fantasia molhada com o peso das minhas lágrimas se  misturando com o fel do meu silêncio, nessa colcha de retalhos da vida, juntamos nessa  mala um pouco de nossas dores.
A idade nos faz mais lentos pra algumas coisas, mais nunca tirará o brilho de vivermos e levarmos um pouco de alegria a um povo sofrido que espera por um ano inteiro.
Falar o que 
de um mestre como  que com o seu brilho nos ensinou que a fala dos gestos falam mais que  a linguagem do coração . sinais e gestos podem nos fazerem  um pouco mais humanos, a arte pela arte  que o carnaval sempre te reverencie  abrindo alas pra alegria no firmamento que tu possas cantar as tuas músicas. e teu povo te reverenciar da forma como tu mereces.Porque somos madeira de lei que o cupim não rói
ass: Artur Porto

sábado, 1 de fevereiro de 2014

OS DONOS DA VERDADE


Existem pessoas que se consideram detentoras da verdade absoluta, e que tudo sabem, e por isso não respeitam a  opinião de ninguém. São os chamados "donos da verdade".
Os “donos da verdade”, tentam sempre convencer as pessoas de que sua maneira de ver as coisas é a única verdade que existe, quando na realidade sempre existem versões distintas, maneiras diferentes de se fazer e ver as coisas. Cada pessoa deve ter uma personalidade, uma opinião própria. Para isso, somos dotados do livre arbítrio, e sempre que encontrarmos pessoas assim, que querem nos dominar, controlar nossa vontade, devemos reagir.
Esses tais "Donos da Verdade", muitas vezes, mesmo que colocados diante da argumentos irrefutáveis, contrariando seu ponto de vista, insistem, e procuram torcer as coisas,  não admitindo opiniões contrárias. Por vezes sequer admitem opiniões favoráveis, fixando-se em seus pontos de vista, e defendendo-os a qualquer custo.  São irredutíveis em suas opiniões.   O preto é azul, e pronto, não se discute.
Assim, batem o pé até o fim para deixar bem claro suas opiniões e pontos de vista, que devem ser aceitas sem qualquer discussão, ou sequer uma possibilidade de discussão, pois uma conversa mais funda, poderia destruir seus argumentos.
Só eles sabem tudo direitinho e pasmem, julgam que podem consertar o mundo.
Suas idéias são sempre salvadoras.  Se todos agirem como ele acha, o mundo finalmente será endireitado.
Geralmente essas pessoas tem o dom da palavra, e conseguem convencer todos ao seu redor.  Os exemplos de "Donos da Verdade" são muitosl.  E os resultados de suas ações nefastas todos conhecemos...

Daí podemos afirmar: O que falta para os Donos da Verdade, é Humildade.

Fonte: Prosa&Poesia