domingo, 17 de agosto de 2014

CULTURA - Folclore na literatura

Juliana Silva
Profª Juliana

Sugestões de livros que mostram como a cultura popular rende boas histórias!

Foto: Algumas sugestões de livros que mostram como a cultura popular rende boas histórias e ótimos momentos! Aproveite a oportunidade e leia com seu filho
Algumas sugestões de livros que mostram como a cultura popular rende boas histórias e ótimos momentos! Aproveite a oportunidade e leia com seu filho
A cultura popular sempre foi fonte de inspiração para escritores. Tanto isso é verdade que muitas narrativas, transmitidas oralmente ao longo do tempo, foram parar nas páginas impressas. Ao serem recontadas, histórias e personagens ganham novos sabores e matizes. Nesta seleção, você confere uma lista de obras que reúne nomes consagrados da literatura, como Monteiro Lobato e Clarice Lispector, ao lado de outros autores mais recentes, como Ricardo Azevedo e Walcyr Carrasco. Em comum, todos "beberam" dessa rica fonte popular. Garanta bons momentos ao lado do seu filho e se entreguem ao prazer da leitura!



Armazém do Folclore

Ricardo Azevedo
Editora: Ática
128 páginas
Indicação: a partir de 10 anos

Tem um pouco de tudo neste livro: quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, ditados e expressões populares e contos recontados habilmente por Ricardo Azevedo, um especialista apaixonado pelo tema, que tem o dom da escrita e deixa a leitura fluente, uma delícia de acompanhar. Para apresentar a lenda da Iara, por exemplo, o autor começa o texto falando sobre desejos proibidos: a vontade enorme de brincar quando se tem de estudar para a prova, o doce irresistível para quem está de regime e assim por diante. A obra traz também receitas de delícias da nossa cozinha, como quindim, pé-de-moleque, maria-mole, cural etc. e outros exemplos ricos de manifestações da cultura do povo brasileiro.
Bichos de sete cabeças e outros seres fantásticos

Eucanaã Ferraz
Editora: Cia. Das Letrinhas
Indicação: 9 a 10 anos

Este livro traz versos bem-humorados em que até mesmo personagens aterrorizantes, como a mandrágora e o centauro, são apresentados de forma divertida às crianças. Sobre o zumbi, ele diz: "Foi lá no Haiti/que ouvi falar dos zumbis:/gente morta que volta!/Não acreditei./Mas, mesmo assim, fechava bem a porta." Personagens brasileiros aparecem ao lado de outros estrangeiros, como o monstro do lago Ness e a deusa chinesa Xi Wangmu. As ilustrações também são um destaque. Criadas pelo artista plástico português André da Loba, são esculturas fotografadas que foram feitas especialmente para o livro.
Como nasceram as estrelas ̶ Doze lendas brasileiras

Clarice Lispector
Editora: Rocco
52 páginas
Faixa etária: a partir de 7 anos

Neste livro, a escritora Clarice Lispector reconta as lendas como se estivesse conversando com o leitor. O texto fluente é sedutor e também preserva a oralidade dos contos. O número de histórias selecionadas está relacionado aos meses do ano. Para cada mês, a autora narra uma lenda ou um conto que retrata cenários e tradições característicos da cultura brasileira. Na história de janeiro, que dá título ao livro, ela nos conta como, em uma aldeia, os travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes. Em Do que eu tenho medo, Clarice toma "uma bruta coragem" e diz logo de uma vez que morre de medo do Saci Pererê. É o gancho para que ela reconte a história do negrinho arteiro, esbanjando charme e talento com as palavras.
Histórias de Tia Nastácia

Monteiro Lobato
Editora: Globo
136 páginas
Faixa etária: de 6 a 12 anos

Lançado pela primeira vez em 1937, este livro é o resultado da pesquisa de Monteiro Lobato de contos populares brasileiros. Na obra, Pedrinho lê a palavra folclore no jornal e, curioso, pede a Emília que pergunte a Dona Benta o sentido da palavra. Ao saber que ela significa sabedoria do povo, o garoto tem a ideia de espremer tia Nastácia para "tirar o leite do folclore que há nela". Reunidos em volta da cozinheira, Pedrinho, Narizinho e Emília passam deliciosas horas ouvindo histórias populares. Entre elas, do bicho Manjaléu, da Moura-Torta, do Jabuti e a Onça, entre outras. Como sempre, os comentários de Emília conferem graça e enriquecem ainda mais as histórias. O livro ganhou nova edição caprichada em 2011.
Lá vem história e Lá vem história outra vez - Contos do folclore mundial

Heloisa Prieto
Editora: Cia. das Letrinhas
80 páginas cada
Faixa etária: 6 e 7 anos

O primeiro volume reúne lendas que foram apresentadas no programa Lá vem história, da TV Cultura, em meados da década de 1990. Adaptadas por Heloisa Prieto, as narrativas permitem que as crianças conheçam os lugares onde elas surgiram e a imaginação de outros povos: valentes samurais no Japão, homens-gatos na Austrália e também Macunaíma, o Negrinho do Pastoreio e muitos outros. O livro ganhou o prêmio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil), em 1997, na categoria Criança. No segundo volume, há lendas do Himalaia, da Pérsia e da África, por exemplo. Escritora premiada, com cerca de 40 livros publicados, Heloisa sabe como despertar a curiosidade do jovem leitor e manter sua atenção do início ao fim.
Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro - volumes 1, 2 e 3

Walcyr Carrasco
Editora: Manole
64 páginas cada
Faixa etária: 7 a 9 anos

Além de cronista e autor de novelas consagrado, Walcyr Carrasco é hábil em se comunicar com o público infanto-juvenil, com diversos livros publicados para essa faixa etária. Nesta coleção, as histórias foram organizadas em três segmentos: origem índigena, africana e europeia. A influência de cada povo fica clara na leitura. Contos como "Cobra Norato" e a lenda da Iara, por exemplo, são indígenas. Também compõem os volumes contos que falam de príncipes, encantamentos e heróis, cuja origem é europeia. Representando o povo africano, há contos cujos personagens são bichos, como "O macaco e a boneca de piche". Fluentes e bem recontadas, as histórias são ótimas para serem saboreadas e repassadas adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário