segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OPOSIÇÃO X SITUAÇÃO

 
Não podemos  cair no conto da oposição  oportunista, que sempre   barganhou espaço nos governos que ganharam  as  eleições em Moreno. E como sanguessugas se fartavam do "nécta do poder" . 
O que mais nos  assusta  em tudo isso é o fato existirem pessoas que veiculam um discurso supostamente de  oposição se aproveitam para engendrar o ardil da oposição oportunista  possuidores de grande poder de persuasão, são   capazes de formular, abstrair e transformar a realidade  fazendo  com que os menos informados   passem a acreditar que  Moreno nas  gestões passadas foi um Mar de Rosas. Ledo engano! Moreno viva mergulhado  no lamaçal de denúncias de  corrupção  em todas as esferas da administração.
Compreendemos  origem da crítica. Muitas pessoas não conseguem entender como podemos  ser oposição, e ao mesmo tempo fazer  postagens sobre  alguma ação positiva da prefeitura e da gestão Adilson Filho. 
Passamos  a explicar as razões desta forma de oposição.
-Não queremos  nem acreditamos nessa débil e claudicante  oposição oportunista  que se instalou em  Moreno. 
-A oposição não deve ser oposição por ser, a oposição deve ser oposição para lutar por melhorias para a sociedade, para apontar as falhas da Gestão  e  reconhecer   quando o  gestor  acerta. 
- Não podemos fazer oposição só de apontar as falhas,
-Queremos  uma cidade melhor e não nos  interessa quem nos  vá proporcionar isso, se oposição ou situação, isso não nos importa, pois sabemos  que em política não tem santinho, o que tem muito, é lobo em pele de cordeiro, como acontece com muitos opositores da atual gestão, que apontam as falhas, mas  se fazem de  esquecidos com relação a  época  em que seus padrinhos políticos  governavam Moreno e lhes proporcionavam benesses  de  todo tipo  enquanto o seus gestores e padrinhos  praticavam a dilapidação dos cofres e do patrimônio  público.Isso sim é oportunismo! Usar o discurso sagrado da oposição para chegarem  ao poder  e  voltarem a cometer as mesmas falhas que apontavam.

domingo, 29 de dezembro de 2013

FONTE TUPINIQUIM




 
A praça  da bandeira  é um  dos  lugares mas bonitos  da nossa cidade . Na gestão passada  verificamos que   Edvard Bernardo  deixou a  praça  abandonada, até as árvores  ficaram sem poda e praticamente no final do seu mandato  realizou  uma  reforma  geral  na praça onde foram , ao nosso ver , realizados  gastos desnecessários , mas ..... tudo  bem  a praça ficou  bonita   infelizmente  como o próprio no  nome diz  na praça da  Bandeira  o prefeito  Edvard resolveu  deixar  as bandeiras sem nenhum destaque  e  deu  um novo destaque a
praça construindo   uma fonte   luminosa , coisa  que é muito comum em  todas as praças  , e que só serve pra inglês vê, Mas  como a  M§$&#   foi feita   cabe  a nova gestão    zelar     conservar e mantê-la   funcionando já que para construi-la foram gastos dinheiro do povo.
Esperamos que  o prefeito  Adílson Gomes  não faça como seu antecessores   que  costumavam  abandonar   e  esperar a total  degradação  de bens públicos  construídos  pelos  seus adversários políticos  para depois  reconstruírem e  depositarem sua  logomarca na   "nova obra". Coisa de político TUPINIQUIM  que não se preocupa  em  desperdiçar  o  dinheiro público contradizendo  a lógica diz que  prevenir é melhor que remediar ! 
Diante  dessa  questão  envolvendo a fonte  da  nossa praça da Bandeira  contamos com  a sensibilidade  do  atual gestor  Adilson gomes   para  que acabemos definitivamente  com o antigo  e nefasto ciclo vicioso o ciclo TUPINIQUIM. 

FELIZ 2014


"2013 esta indo com ele decepções, traições, mágoas e que fique em 2014 os amigos que encontrei, as alegrias, a aprendizagem de que depois que as lágrimas secam os nossos olhos ficam mais límpidos para enxergarmos, melhor os amigos, a família e que estamos tão próximo de Deus.
Que venha 2014, pois esta fina haste que sou esta preparada para curtir o vento e o movimento que ele vai me proporcionar, pois o importante é que emoções eu sentir, alegria agora e depois de amanhã, sempre.............................................
.."
Maria Elizabeth Mendes França 

TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

 
O  transporte  de  passageiros   realizado  pelas Kombis  no nosso município  precisa receber  uma maior atenção  por parte do gestor Adilson  Filho  e  do secretário   de  segurança, transito e transporte da nossa cidade . A invasão de kombis clandestinas  em Moreno  vem prejudicando todos os proprietários de veículos que  pagam   seus impostos  e  possuem os   alvarás exigidos pela prefeitura ,que  lhes dão condições de  trabalhar   dentro da legalidade   exigida  pela administração municipal. Diante  dessa  situação  cabe a gestão  garantir  as devidas condições de trabalho  a  todos os profissionais  da área, para isso  é necessário que  o secretário  intensificasse a  fiscalização  no setor  para  inibir  a ação  dos  que  realizam  o transporte de forma clandestina .

NO MEIO DO CAMINHO EXISTE UM BURACO

 
Foto: Failton Lauriano
Existe  um buraco   que desafiou  as administrações de  Edvard Bernardo,  Jorge Soares   e   Vavá Rufino e agora   desafia  a  gestão de Adilson  Filho.  Localizado  na  Av. Cleto Campelo, próximo a entrada do antigo João Pessoa e principal avenida da cidade ,  o  referido buraco mina água durante todo o dia  e  causa transtornos e  perigo para  os condutores de  veículos e  para  quem  transita  na calçada. Não estamos aproveitando essa postagem para  fazer nenhuma crítica barata  e recheada de   oportunismo político ou de interesses pessoais como muitas críticas que estão sendo veiculadas  corriqueiramente  na nossa  mídia tupiniquim,  apenas   estamos  expondo uma questão que deverás  já  deveria  ter sido  solucionada,  pois é inadmissível que  um  simples Buraco tenha  desqualificado   gestões  expondo   a  todos  os munícipes e  visitantes a falta  de  competência pra resolver um problema   tão  simples como é  a existência   de um  buraco  em  pleno centro da cidade. Torcemos para que o Gestor  Ailson Filho  ponha um fim  nesse maldito buraco   que as três gestões  anteriores   não tiveram a competência  de  resolver. Sabemos que  sendo  uma  rodovia  estadual PE-07  , serviu de desculpas para a falta de competência dos  antigos gestores ,  argumento que   não impede  que   haja uma ação  enérgica e uma cobrança  eficaz  para  ações conjuntas sejam  realizadas   e sanem de uma  vez por todas   esse  problema .

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PRAÇA DA BANDEIRA - MORENO/PE




Leo Rodrigues  e  Valquíria
                                                                                                                                                                                      A Praça da Bandeira  clicada  pela lente  fotográfica  de Leo Rodrigues  nos mostra  que  a  nossa bela praça  sempre será  o nosso cartão postal, principalmente  no período  natalino  quando  as  luzes  muiticoloridas  lhe dão mas beleza  e glamour .  Diferente  das  belas  e solitárias praças  dos grandes centros,  a Praça da Bandeira , recebe  o calor humano  de todos  os morenenses, o   que  contribuem  para  que tenha vida própria   e  permanece   na lembrança  e nos corações de todos  aqueles  que a rodearam , sentaram-se  nos seus bancos e vivenciaram  as mais diversas  emoções . Afinal!  Como dizia o poeta :
 "A praça é nossa como o céu  é do condor ".

LIXO CONTINUA SENDO UM PROBLEMA .

 
Foto: Jailton lauriano
O lixo  ainda continua sendo   um problema   para a  atual gestão. 
A  firma  responsável  pela  coleta do  lixo  de Moreno vem  prestando um péssimo  serviço,  contribuindo  para  a formação de   uma   imagem  muito negativa   para administração  municipal . Cabe ao  gestor  Adilson filho-PSB   tomar  medidas imediatas  para que  isso não continue ocorrendo.  A coleta de lixo deve ser diária,  já que o volume de lixo  é grande principalmente nos finais de  semana  e  épocas festivas.  Seria interessante  se a gestão  prestasse  informação concretas  dos motivos e  as medidas  que estão sendo tomadas  para sanar  esse tipo de problema . Precisamos saber por que   essa prestadora de serviço vem  executando o  serviço para qual foi contratada  de forma tão  irresponsável.       

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

SAÚDE DEVE SER PRIORIDADE

HEWTON MAXIMO COSTA RIBEIRO
HOSPITAL GETÚLIO VARGAS ATRASA CIRURGIA DE PACIENTE POR DÉBITO A FORNECEDORES DE MATERIAIS ORTOPÉDICOS

Minha bronca é a seguinte, estou internado no Hospital Getúlio Vargas desde 27 de agosto de 2013, devido a uma fratura de fêmur que tive em 8 de dezembro de 2012 na qual foi feita a cirurgia dia 27 de Dezembro de 2012 colocaram uma placa com 11 parafusos,mais por complicações médicas "Pseudoartrose" a placa partiu e tive que ser novamente internado para a substituição da mesma, mas devido ao descaso do Hospital fiquei 1 mês e onze dias com a placa quebrada dentro da perna para poder operar sendo que nesse espaço de tempo cancelaram inúmeras vezes minha cirurgia, por causa da demora o fêmur infeccionou e não foi mas possível colocar mais a placa tendo que ser agora um Fixador específico, "FIXADOR LRS" o mesmo é caro por isso estão me enrolando, passei um tempo nos remédios e peguei também até férias do médico especialista em novembro, o médico especialista retornou de férias dia 2 de Dezembro e o Fixador ainda não foi comprado, estava com cirurgia marcada para o  dia 11/12, estavam todos lá a equipe médica, anestesista, e minha cirurgia foi suspensa por falta do fixador LRS, fui informado PELA EQUIPE MÉDICA que o Hospital está em débito com os fornecedores de materiais e por isso não foi liberado, os médicos me informaram ainda que existia um fixador lá mais foi constatado no dia da cirurgia que ele estava incompleto, já existe uma reclamação na direção do Hospital, na ouvidoria, no ministério público e até agora sem respostas, por isso to pedindo ajuda ao seu programa, tenho muito medo de o meu problema aumentar por causa do descaso, estou 1 ano afastado do trabalho, e a 4 meses internado só tomando DIPIRONA. 
 HEWTON MAXIMO COSTA RIBEIRO, TEL: 86461079, INTERNADO NA ENFERMARIA 105 LEITO 6.
Esperamos  que  o problema  de Hewton  seja  analisado  com urgência   para  que  no menor espaço  de tempo  seja providenciado  o material  necessário   para realização da sua cirurgia .

MORENO - PE

Jailton Lauriano    sempre participando de tudo que acontece em Moreno

domingo, 22 de dezembro de 2013

Consumo consciente: torne seu décimo terceiro um aliado neste Natal

 De posse deste dinheiro extra, O DÉCIMO TERCEIRO,  a falta de planejamento, em vez de trazer alegrias, pode levar a compras compulsivas e gastos desnecessários. 
Para não cair nesta armadilha, Vale algumas dicas.

"As pessoas acreditam que podem comprar  tudo  e até dar presentes , para compensar a ausência e a falta de dedicação aos relacionamentos pessoais. Nesse sentido, o 13º salário pode ser uma grande armadilha, a porta para o mundo das dívidas", 


Faça reservas 



Passadas as festas, no início do próximo ano, há gastos com IPVA, IPTU e educação, por exemplo. Por isso, é importante fazer uma reserva e não comprometer todo o dinheiro, já que o fim do ano é um dos períodos em que o consumidor mais entra no vermelho, por gastar além do que lhe é permitido.


Presentes criativos


Não comprar produtos piratas  é uma atitude ligada ao consumo consciente, além de saudável, pois, alguns itens podem causar problemas à saúde, aos aparelhos domésticos ou outros tipos de danos. O interessante, é optar por empresas que se preocupam com o ambiente e o desenvolvimento social e sempre pedir a nota fiscal.

Mas se você pensa que isso basta, está enganado. Já parou pensar na embalagem daquilo que está levando? A maior parte do lixo produzido no Brasil, é formada por embalagens, o que gera impactos ambientais, além de aumentar os gastos públicos. Portanto, opte por embalagens duradouras ou mais simples e que possam ser reutilizadas.

Na hora da ceia

Na hora da ceia, não deixe o bom senso de lado e se renda aos apelos das guloseimas dos comerciais. Pense numa refeição orgânica com petiscos naturais e prefira os alimentos orgânicos.

Dê preferência a frutas e vegetais da época e cultivados da nossa  região. Além de beneficiar o comércio local, estará economizando, pois os custos são menores, já que não há muito gasto com transporte nem desperdícios exacerbados.

Por fim, não exagere. Compre somente a quantidade que será de fato consumida e aproveite para conscientizar amigos e familiares.

Mandela e Fidel: o que não se diz

A morte de Nelson Mandela precipitou uma catarata de interpretações sobre sua vida e obra, todas o apresentando como um apóstolo do pacifismo e uma espécie de Madre Teresa da África do Sul. Trata-se de uma imagem essencial e premeditadamente equivocada, que ignora que após a matança de Sharperville, em 1960, o Congresso Nacional Africano (CNA) e seu líder, exatamente Mandela, adotaram a via armada e a sabotagem de empresas e projetos de importância econômica, mas sem atentar contra vidas humanas.
Mandela percorreu diversos países da África em busca de ajuda econômica e militar a fim de sustentar essa nova tática de luta. Foi preso em 1962 e, pouco depois, condenado à prisão perpétua, que o manteria relegado em uma prisão de segurança máxima, em cela de 2x2 metros, durante 25 anos, exceto os últimos dois anos, nos quais a formidável pressão internacional para conseguir sua libertação melhorou as condições de sua detenção.
Mandela, portanto, não foi um “adorador da legalidade burguesa”, mas um extraordinário líder político, cuja estratégia e táticas de luta foram variando conforme mudavam as condições sob as quais se davam suas batalhas.
Diz-se que foi o homem que acabou com o odioso apartheid sul-africano, o que é uma meia-verdade.
Outra parte do mérito cabe a Fidel e à Revolução cubana, que com sua intervenção na guerra civil de Angola selou a sorte dos racistas, ao derrotar as tropas do Zaire (hoje, República Democrática do Congo), do exército sul-africano e dos dois exércitos mercenários angolanos, organizados, armados e financiados pelos EUA através da CIA. Graças a sua heroica colaboração, na qual uma vez mais se demonstrou o nobre internacionalismo da Revolução Cubana, conseguiu-se manter a independência de Angola, sentar bases para a posterior emancipação da Namíbia e disparar o tiro de misericórdia contra o apartheid sul-africano.
Por isso, informado do resultado da crucial batalha de Cuito Cuanavale, em 23 de março de 1988, Mandela escreveu da prisão que o desfecho do que se chamou de “Stalingrado africana” foi “o ponto de inflexão para a libertação de nosso continente, e do meu povo, do flagelo do apartheid”. A derrota dos racistas e seus mentores estadunidenses deu um golpe mortal na ocupação sul-africana da Namíbia e precipitou o início das negociações com o CNA, que, devagar, terminariam demolindo o regime racista sul-africano, obra mancomunada por aqueles dois estadistas gigantescos e revolucionários.
Anos mais tarde, na Conferência de Solidariedade Cubano-Sul-Africana de 1995, Mandela diria que “os cubanos vieram a nossa região como doutores, professores, soldados, especialistas agrícolas, mas nunca como colonizadores. Compartilharam as mesmas trincheiras de luta contra o colonialismo, o subdesenvolvimento e o apartheid... Jamais esqueceremos esse incomparável exemplo de desinteressado internacionalismo”. É uma boa recordação para quem ontem e ainda hoje fala da “invasão” cubana a Angola.
Cuba pagou um preço enorme por este nobre ato de solidariedade internacional que, como recorda Mandela, foi o ponto de inflexão da luta contra o racismo na África. Entre 1975 e 1991, cerca de 450.000 homens e mulheres da ilha passaram por Angola, apostando nisso sua vida. Pouco mais de 2.600 perderam-na, lutando para derrotar o regime racista de Pretória e aliados. A morte deste extraordinário líder que foi Nelson Mandela é uma excelente
ocasião para homenagear sua luta e, também, o heroísmo internacionalista de Fidel e da Revolução Cubana.
Atilio Borón - sociólogo e professor da Universidade de Buenos Aires.
Traduzido por Gabriel Brito, Correio da Cidadania.

PPS DE MORENO ARTICULANDO 2014

 
Numa descontraída festa de confraternização  a  cúpula  do   PPS   já  começa a articular  ações  para 2014.  Segundo informações  de um dos dirigentes do partido   o  assunto  principal do  encontro   foi   uma análise da conjuntura municipal  partindo-se do princípio que o PPS municipal  já  possui  condições de  fazer uma grande frente  nas eleições do próximo ano  e com isso  solidificar nomes  para  candidatos a prefeito e vereadores. 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Hipocrisia e Futilidade

 

Se amor e ódio andam de mãos dadas,hipocrisia e futilidade são irmãs siamesas.
Não existe hipocrisia sem futilidade nem vice-versa,o hipócrita tem a futilidade de lhe obter o que lhe é mais comodo mudando de lado com a mare,assim como o fútil tem de ser hipócrita pra conseguir e ostentar oque não lhe e nescessario.
Outra semelhança desses sentimentos com o amor e o ódio é que são inerentes ao ser humano.Sempre tendemos a mudar de opinião conforme a vontade coletiva ,assim como sempre desejamos mostrar que temos ou "podemos" mais que outras pessoas.
Mas a diferença desses sentimentos quanto ao amor e ódio é que apenas atrasam o pensamento e o desenvolvimento humano.O amor por alguma causa ajuda na conquista de seus respectivos objetivos assim como o ódio por alguma ação ou estado , principalmente ódio coletivo, geralmente tira a inercia deste estado, explicando melhor, o ódio pela injustiça e sofrimento é o que alimenta revoluções populares mas o amor pelo sonho de um lugar melhor o reconstrói apos a revolução. Já a hipocrisia e a futilidade são egoístas e mesquinhas , movidas apenas pela vontade de ganho pessoal, mudando de acordo com a vontade geral e não preocupando-se se seus atos terão consequencias ou ganho real.
Já estamos desafiando a grandeza do universo com nossas naves, temos a cura prara maioria das doenças entre outras tantas conquistas mas poderiamos ter muito mais,por isso encerro esta tentativa de texto com uma pergunta:
Até quando ficaremos impossibilitados de nossa plena capacidade pela hipocrisia do moralismo e pela futilidade do capitalismo?
 escrito  por  Pablo Prinstop

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ciclo-rota e bicicletários em Moreno (RMR).


A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em janeiro.









A Prefeitura do Moreno iniciou, em parceria com o Detran-PE e a Secretaria Estadual das Cidades, a sinalização da ciclo-rota do município. Serão 2,5 km de sinalização vertical e horizontal (pintura e placas) e 100 vagas públicas de bicicletários, distribuídas em Moreno e no distrito Bonança. Todos os recursos são do Detran-PE e do Governo de Pernambuco. A contrapartida da Prefeitura foi a elaboração do projeto executivo. A previsão de conclusão dos trabalhos é o dia 15 de janeiro de 2014.  Após visita técnica de membros da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes (SSTT) do município e da coordenação do projeto PedalaPE, identificou-se que Moreno não comporta ciclo-faixas, tampouco ciclovia, necessitando, sim, de uma ciclo-rota aplicável ao seu território, e compatível com as normas gerais do PedalaPE, garantindo os direitos da coletividade e de todos os cidadãos.  A finalidade do Projeto Ciclo-rota de Moreno é incentivar e valorizar o uso da bicicleta, propiciando ao ciclista maior facilidade e comodidade no exercício de suas atividades, ampliando também a mobilidade para a população de baixa renda, a preservação do meio ambiente e a não degradação da cidade, de acordo com os objetivos do Pedala-PE.
FONTE:Leonardo Rodrigo
Assessor de Comunicação- PMM

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nelson Mandela : O Deus negro da liberdade



Artur  Porto
Nelson Mandela, foi um daqueles que de uma certa maneira os outros viam em seu ser a pureza de seus atos,passando por humilhações , fome e muitas vezes sentindo na pele de alguns que o fizeram experimentar a agonia do cárcere por durante 27 anos o povo ficou cativo da opressão e do medo.
Um povo humilde, só tinha um grito quando Nelson Mandela foi solto um só nome ecoava pelas ruas da África do Sul e o mundo ali assistia, o início de uma nova era.
Mas
foi no dia 26 de abril de 1994 que o planeta
assistia a sua vitória nas urnas e o mundo assistia a posse do seu representante aquele que viria acabar com o Apartheid e junto com ela o fim de uma era sangrenta e  de violentas batalha cujo o povo sul africano .tanto desejou
Lutar para ter a liberdade é uma coisa, outra coisa é obter a liberdade e ele conseguiu não só acabar com o preconceito mas também devolvendo  a liberdade agora sim ,não mais a um povo mais sim se tornando uma nação
No
ano de 1993 ele recebe a maior condecoração de todas que uma pessoa pode receber um prêmio da ONU como o maior pacificador de todos os tempos
E
seu povo  se orgulhava do seu líder , um povo que aprendeu a reverenciar o mestre deles com carinho onde as marcas do tempo o fizeram mais aguerrido,um estrategista nato que não se curvou a impunidade e autoridade dos tiranos
Um
homem que desafiou o futuro e conseguiu superar seu próprio passado sem se deixar estagnar por doces lembranças ou duras realidades, um homem sensível bom marido e exímio como pai deixou um legado inestimável nessa vida que jamais será superado por nenhum outro
Assim
era o Deus negro da liberdade, um homem de fala simples, de uma personalidade singular que conseguia atingir ao coração de todos
Aqui
muitos te aplaudem e o céu te reverência e o céu se enche de graça e luz como lindo espetáculo o mundo ficará vazio sem ti ,tu que tens nas mãos a história,descanse em paz Mandela  o mundo jamais  deixará de lembrar por aquele, que fez muito pela humanidade.
ass: Artur Porto